Skip to Content

Qual é a melhor maneira de viajar de carro com três crianças que precisam de SRI?

Infográfico: Famílias numerosas, formas de viajar de carro de forma segura

21/02/2019

As três crianças devem viajar com um sistema de retenção infantil adaptado à sua altura e peso e que seja devidamente homologada em caso de necessidade. 

Atualmente a lei espanhola indica que nos veículos de até nove lugares, incluindo o motorista, as crianças com altura inferior ou igual a 135 cm deverão viajar nos assentos traseiros, utilizando um sistema de retenção homologado e adaptado a sua altura e peso. Apenas três exceções são consideradas para que possam ir no assento da frente:

  • Em veículos que não disponha de assentos traseiros.
  • Que todos os assentos traseiros estejam ocupados por outras crianças em seus respectivos sistemas de retenção.
  • Que não seja possível ser instalados os sistemas de retenção nos ditos assentos.

Confira aqui os regulamentos de outros países

Embora o regulamento diga até 135 cm, através da Fundación MAPFRE, recomendamos continuar usando SRI até 150 cm, conforme estabelecido na  Diretriz Europeia, e até que o cinto a segurança fique bem colocado.

Se o veículo for grande e os bancos traseiros estiverem claramente diferenciados, é possível instalar três sistemas de retenção para crianças. É importante que nenhuma cadeirinha interfira com a outra e que possa ser instalada corretamente, conforme indicado pelo fabricante de cada uma delas. Geralmente é mais fácil quando há crianças que usam assentos elevatórios (através da Fundación MAPFRE, recomendamos o uso de assentos elevatórios com encosto, pois oferecem maior proteção, principalmente lateral).

Se for impossível instalar os três assentos nos bancos traseiros, encontraríamos uma das exceções mencionadas acima e, portanto, poderíamos colocar uma criança com SRI no banco do passageiro. É importante lembrar que os assentos traseiros devem estar ocupados por crianças com cadeirinhas.

Neste caso, devemos desativar o airbag do assento do passageiro, especialmente quando a cadeirinha estiver virada para trásSe por qualquer motivo o airbag dianteiro não puder ser desativado, a criança não deverá, em caso algum, ser colocada em uma cadeirinha virada para trás. 

Este infográfico oferece recomendações para famílias grandes viajarem com segurança.

Familia numerosa

Objetivo Zero
Back to top