Deverá proibir-se fumar no carro ou não? Saúde e segurança em jogo

27/05/2016

Muitos países, como Inglaterra ou França proibiram fumar no carro no caso de presença de menores. Trata-se de uma medida que poderia ser implementada em Espanha? Deverá proibir-se fumar no carro? Fumar no automóvel não só é incompatível com a segurança rodoviária como também com a saúde das pessoas que viajam connosco. Abordamos esta problemática com motivo do Dia Mundial Sem Tabaco.

POR SEGURANÇA RODOVIÁRIA
Tal como indica o atual Regulamento Geral de Circulação, “o condutor de um veículo está obrigado a manter a sua própria liberdade de movimentos, o campo necessário de visão e a atenção permanente à condução, que garantam a sua própria segurança, a do resto dos ocupantes do veículo e a dos restantes utilizadores da via”.

Com isto podemos entender que qualquer elemento que impeça o condutor de se mover adequadamente estaria a pôr em risco a segurança do condutor e dos passageiros e, portanto, poderia ser sancionável.
Conduzir com um cigarro na mão impede-nos de segurar corretamente no volante. Lembre-se que precisamos das duas mãos, sobretudo se quisermos fazer rotações ou movimentos. É muito importante dispor de ambas as mãos para poder realizar bem as mudanças de marcha e poder reagir a tempo perante imprevistos.

É ainda mais perigoso se acendermos o cigarro enquanto conduzimos: afastamos as mãos, tiramos os olhos da estrada, a nossa atenção deixa de centrar-se na condução…
Além disso, devemos ter em conta a imagem que estamos a dar aos nossos filhos.

POR SAÚDE
Segundo o Ministério de Assuntos Sociais, Saúde e Direitos da Mulher de França, a concentração de partículas nos assentos traseiros dos carros, os mais seguros para situar as cadeiras infantis das crianças, é 10 vezes mais elevado do que no assento do condutor fumador e multiplica por 3 o nível médio admitido pela OMS (Organização Mundial da Saúde).

Por seu lado, a Fundação Britânica do Pulmão (BLF, na sigla em inglês) assinala que mais de 430.000 crianças estão expostas cada semana de forma passiva ao fumo dentro dos carros em Inglaterra.

O EXEMPLO DE OUTROS PAÍSES
Em Inglaterra, em outubro do ano passado, foi publicada uma lei que proíbe fumar no carro se um dos ocupantes for uma criança. Noutros países como Gales, Austrália ou África do Sul essa mesma lei já estava há mais tempo em vigor.
Em Espanha, o setor médico -impulsiona a proibição de fumar no carro com crianças -, sobretudo pelos inconvenientes de saúde que lhes pode produzir.
A França também proibiu recentemente fumar no carro quando houver menores de 12 anos no interior.

Ajude-nos a atingir esta meta