Skip to Content

Professores e sua influência na segurança viária infantil

Docentes y su influencia en la seguridad vial infantil

04/10/2018

De acordo com a Real Academia Espanhola (RAE), professor é aquela pessoa que exerce ou ensina uma ciência ou arte. No entanto, pode ser dito que vão bem mais além, já que têm um papel fundamental no desenvolvimento e educação das crianças. Claro, a educação viária é primordial e deve estar presente tanto dentro como fora da sala, já que desta forma se conscientiza e previne acidentes no presente e no futuro. 

Atualmente a segurança viária está na sala de aula de forma secundaria através de outras matérias ou mediante a programas de prevenção. O compromisso dos colégios e professores é fazer com que a segurança viária esteja mais presente no dia a dia das crianças e ao longo de todo o colégio. Sem dúvida, a opção ideal seria contar com uma matéria própria que ajudasse a formar motoristas e pedestres  mais conscientes e responsáveis no futuro. 

Os dados mostram que está sendo realizando um bom trabalho a respeito da conscientização e segurança viária.  E mesmo a taxa de acidentes viários estando entre as primeiras causas externas de morte infantil, tem diminuído com os anos. De fato, em 9 anos conseguiu-se reduzir o número de vítimas fatais menores de 14 anos em 74,07%. Igualmente, o número de feridos hospitalizados que estão dentro desta faixa de idade diminuiu 40,03%. No entanto, ainda tem um longo caminho a percorrer para conseguir o sonhado ‘Objetivo Zero’.

Claro, o peso não deve cair somente nos professores. Devemos ter em mente que a educação viária deve começar em casa. São os pais que devem dar exemplo de comportamentos corretos ao volante e quem, afinal de contas, decidem levar ou não seus filhos com sistemas de retenção infantil apropriados. Os professores podem reforçar estes bons comportamentos e, sem dúvida, salientar dentro da sala de aula a importância e benefícios do uso das cadeirinhas para carro , algo importantíssimo para aqueles casos em que a criança é resistente a seu uso. 

Os professores podem explicar tanto para os alunos como para os pais a importância de viajar de forma segura e como fazer: repassando a lei, indicando os diferentes tipos de cadeirinhas que há no mercado e qual é o SRI mais adequado para os diferentes tipos de crianças, porque é importante irem em cadeirinhas tanto em trajetos longos como curtos, como devem se comportar como pedestres, como irem de forma adequada no ônibus ou na bicicleta…Um professor inspirador pode reforçar e tirar o melhor de cada criança. Devemos considerar que as crianças aprendem através da observação e a imitação. 

Conscientes deste importante trabalho, a Fundación MAPFRE  quer ajudar os professores nesta tarefa e proporcionar recursos e materiais específicos que poderão utilizar em seu dia a dia através de um elaborado programa educativo. Contam também com a caravana de educação viária e o parque infantil de trânsito. Claro, o acesso a todo o material é gratuito. 

Objetivo Zero
Back to top