Skip to Content

É a primeira vez que irá levar uma criança na cadeira? Isto é o que deverá saber

É a primeira vez que irá levar uma criança na cadeira? Isto é o que deverá saber

01/12/2017

É a primeira vez que irá levar uma criança em um sistema de retenção infantil e não sabe muito bem o que fazer? A verdade é que se não sabemos muito sobre o tema ou nunca colocamos uma cadeira antes, pode ser um pouco complicado. Listamos a seguir alguns dos pontos que deverá saber.

  • Não vale qualquer tipo de cadeira: há um sistema de retenção infantil específico segundo a altura ou peso da criança. Atualmente há duas regras de homologação vigentes na Espanha: a (R44/04) e a (R-129). Dependendo se vamos utilizar uma ou outra, escolheremos a cadeira levando em conta o peso (R44/04) ou a altura (R-129). A última regra é o R-129 ou i-Size, a qual vai substituindo pouco a pouco a R44 em toda Europa.
    Em ‘Encontre sua cadeira’ oferecemos à você recomendações para escolher a cadeira que melhor se adapte às características da criança.
  • Não é possível utilizar todas as cadeiras em todos os carros: geralmente, os fabricantes de sistemas de retenção infantil costumam indicar em seus manuais ou em suas próprias páginas na web em quais carros podem ser instalados seus SRI sem problemas. Há muitos fatores a ser levado em conta: se os assentos estão preparados para cadeiras i-Size, se contam com ancoragens isofix ou se devem ser fixadas com o cinto, se pode ser colocado pé de apoio ou top tether
  • É melhor que viajem virados para trás: até os 15 meses, mas nós da Fundación MAPFRE recomendamos que viajem neste sentido até ao menos os 4 anos de idade, já que oferece uma maior proteção na zona do pescoço e cabeça.
  • Devem utilizar a cadeira obrigatoriamente até medirem 135 cm de altura. A Fundación MAPFRE aconselha que usem o SRI até 150 cm ou até que o cinto de segurança se ajuste corretamente. Assim deve ficar o cinto de segurança.
  • As crianças com cadeira devem ir nos assentos traseiros do veículo, tal e como indica a regra. Só podem ir no assento dianteiro do passageiro se os assentos traseiros estiverem ocupados por outras crianças com cadeira, se não for possível instalar um SRI nos assentos traseiros ou se o veículo não dispõe destes assentos. Aqui ‘Onde deve ser instalada a cadeira para carro?’
  • Se ocorrer alguma das exceções mencionadas anteriormente, devemos colocar a criança com cadeira no assento dianteiro do passageiro viradas para trás, devemos desativar o airbag. Recomendamos o artigo ‘Como desativar o airbag dianteiro do passageiro e em quais ocasiões?’.
  • Devemos ter em mente que nem todas as cadeiras podem ir viradas para trás. As cadeiras que são colocadas neste sentido são SRI específicos. Há que consultar o manual do fabricante para verificar até que momento podemos colocar a criança virada para trás na cadeira em questão e como o fazer.
  • O assento mais seguro é o assento central traseiro, já que é o que está mais afastado das portas em caso de acidente. Se este assento não contar com ancoragem isofix, se recomenda utilizar o assento atrás do assento dianteiro do passageiro já que, oferece uma maior visibilidade ao condutor e melhor acesso. Se optamos por colocar a cadeira em um assento com ancoragem isofix evitaremos cometer erros em sua instalação.
  • Se nos emprestarem a cadeira para levarmos a criança no carro, devemos consultar previamente o manual do fabricante para ver como devemos instalar a cadeira e como fixar a criança. A melhor opção é pedir ao dono da cadeira que nos ajude na primeira instalação para não cometermos erros. É importante verificar antes se a cadeira poderá ser instalada nesse carro.

A Fundación MAPFRE oferece conselhos básicos sobre como instalar um sistema de retenção infantil e fixar a criança, mas mesmo assim sempre devemos seguir as indicações do fabricante.

Você poderá encontrar muito mais conselhos para viajar com as crianças de forma segura em nossos artigos ‘Viajar seguro’ e ‘A cadeira mais segura’.

Objetivo Zero
Back to top