Skip to Content

Prepare a sua viagem de verão com as crianças seguindo estes dez passos

Prepara tu viaje para el verano con niños siguiendo estos diez pasos

17/06/2019

As viagens de verão são o momento mais esperado por crianças e adultos, que vão visitar a família, viajam para a praia ou fazem uma viagem de carro em família.

Para que tudo corra bem, é necessário preparar a viagem com antecedência, planejando o percurso, as paradas a serem realizadas e, também, como as crianças podem se distrair durante essas horas. 

Vamos repassar dez pontos essenciais para preparar uma viagem de carro com crianças para este verão:

1. Se a criança tiver menos de 135 cm, deve viajar num sistema de retenção infantil homologado, adequado às suas características físicas, e instalado nos assentos traseiros do veículo. Saberemos, em geral, que chegou a hora de trocar a cadeirinha quando a cabeça da criança sobressair o apoio e o encosto de cabeça da cadeira.

2. Se a criança já puder usar o assento de elevação ou diretamente o cinto de segurança, lembre-se de que ele deve ficar corretamente ajustado. No caso do assento de elevação é melhor adquirir um assento de elevação com encosto e com proteções laterais na área da cabeça.

3. É importante ter certeza de que a cadeirinha e a criança estejam bem presos pelos arneses ou pelo cinto de segurança, dependendo do tipo da cadeirinha.

4. A posição mais segura para crianças menores de quatro anos de idade é com a cadeira virada para trás. Deste modo estarão mais protegidos contra possíveis lesões em caso de colisão.

5. No caso de famílias grandes, esses conselhos ajudarão você a saber como todos os membros da família devem ser acomodados.

6. A bagagem deve ir bem presa. Seu lugar é no porta-malas, um espaço preparado para transportar malas e com uma boa separação física entre passageiros e carga. Na cabine dos passageiros não deve haver nenhum objeto solto, para evitar ser catapultado em caso de forte frenagem ou colisão. Para crianças pequenas, devemos ter cuidado com pequenos objetos, brinquedos ou alimentos que podem causar asfixia. Recomendamos este infográfico sobre a importância de levar os objetos presos e bem colocados.

7. Se vamos viajar com um animal de estimação, este deve ir corretamente preso.

8. Devemos levar água suficiente para todos, e é recomendável ter um kit de primeiros socorros. No caso de qualquer passageiro precisar de medicação, devemos tê-la em mãos e seguir as recomendações do médico para o transporte adequado. Contamos com uma seção especial com recomendações para viajar com crianças com necessidades especiais.

9. É importante manter uma boa temperatura na cabine de passageiros: nem frio, nem calor. Recomenda-se usar o ar condicionado ou o climatizador, mas com cuidado para que o ar não incida diretamente na criança.

10. O descanso é essencial: recomenda-se parar a cada 2 horas ou 200 quilômetros. Para recém-nascidos ou crianças muito pequenas, é aconselhável parar com mais frequência e aproveitar as paradas para tirar a criança da cadeirinha e alongar-se e distrair-se.

Objetivo Zero
Back to top