Skip to Content

Siga estas dicas para suas viagens de Natal de carro, avião, moto, trem ou ônibus

¿Preparando tus desplazamientos con niños para estas Navidades?

04/12/2018

O Natal chega e, com ele, as viagens habituais para se encontrar com a família e, como dizem, voltar para casa. Siga estas dicas se você for viajar com crianças em datas tão importantes como os dias de Natal!

São datas em que o frio e um clima menos amistoso vão aparecer e, portanto, devemos ser cautelosos nesse aspecto também. Se vamos viajar com um recém-nascido, estas dicas para o inverno serão úteis

Neste mês de dezembro, se você planeja viajar com a família, nós lhe diremos como as crianças devem viajar de acordo com o meio de transporte que você escolher.  Você também pode consultar este infográfico completo que preparamos com todas as informações que você precisa para viajar com as crianças.

Carro

Carros particulares e vans para passageiros e produtos de até um máximo de 3 500 kg de massa máxima autorizada, e veículos de aluguel e táxis. Os passageiros menores de idade com altura menor ou igual a 135 cm devem viajar nos bancos traseiros, usando um sistema de retenção aprovado, adaptado ao seu tamanho e peso. Existem três exceções: que o veículo não tenha assentos traseiros; que todos os assentos traseiros estejam ocupados por outros menores com seus respectivos sistemas de retenção; que não possam ser instalados sistemas de retenção nesses assentos.  

É obrigatório que crianças com menos de 15 meses viajem em seu SRI virado para trás  (R-129), e a recomendação é manter essa orientação até 4 anos e o maior tempo possível já que é a posição mais segura.  

Moto

Somente poderão ir em moto as crianças acima de 7 anos, se forem com seu pai, mãe, responsável ou pessoa autorizada, ou maiores de 12 anos com qualquer pessoa  (e somente se o veículo possue 2 lugares). Se o veículo tiver cintos¡, é obrigatório que sejam usados e, em qualquer caso, todos os ocupantes devem usar um capacete em todos os tipos de estradas.

Ônibus

As empresas de ônibus não precisam fornecer sistemas de retenção infantil aos passageiros. Se a criança tiver mais de 3 anos e não atingir os 135 cm, é obrigatório o uso do cinto de segurança do ônibus ou de um sistema de retenção infantil adaptado ao seu tamanho e peso.  Para crianças com menos de três anos de idade não há especificação quanto à sua segurança a bordo.

Avião

Não é obrigatório que as crianças usem um SRI no avião, no entanto, podemos levar uma cadeirinha aprovada a bordo desde que tenha dimensões compatíveis, algo que saberemos consultando a companhia aérea.  Para crianças menores de dois anos de idade, existem cintos especiais que estão ancorados no cinto de segurança para adultos, enquanto que, após dois anos, eles podem viajar com o cinto de segurança do próprio banco.

Trem

Neste caso, não é possível usar um SRI normal porque os assentos não têm cintos de segurança, embora seja possível usar um sistema de retenção portátil, desde que ele tenha alças para amarrá-lo no assento.

Objetivo Zero
Back to top