Skip to Content

Preparando o retorno das férias? Tenha a cadeirinha sempre pronta

Preparando o retorno das férias? Tenha a cadeirinha sempre pronta

26/08/2016

As férias acabam e nos cabe voltar à vossa vida diária. Antes disso, certamente temos de fazer uma longa viagem para vosso local de residência. Em “Segurança Viária Infantil” damos um conjunto de diretrizes para que revisemos se vossa cadeira de criança está em perfeitas condições para colocar-nos na estrada.

Se antes de uma viagem devemos revisar vosso veículo, por que não verificar se um dos elementos de segurança mais importantes para vossos filhos também se encontram em perfeitas condições? Pode ser que durante o verão a cadeira para crianças seja submetida a uma maior utilização e um tratamento diferente do habitual ou o próprio calor comum nos meses de verão, como mencionado em artigos anteriores, tenda a desgastar os materiais (o plástico pode se expandir e contrair, perdendo sua forma original), e irá deteriorar nossa cadeirinha. Por esta razão, oferecemos um conjunto de orientações a seguir para verificar se o SRI está em perfeitas condições:

  • Praia, sorvete, natação, camping... Certamente vossa cadeirinha não está totalmente limpa. Se vamos passar muitas horas na estrada e, portanto, vosso filho passará muitas horas sentado, recomendamos uma limpeza completa do sistema de retenção infantil. Se tu tiveres qualquer dúvida, o mais aconselhável é que consultes o livro de instruções do fabricante, aí se indicará qual é a maneira indicada para a limpeza. Em todo caso, recomendamos o artigo ‘Como limpar uma cadeira infantil?’.
  • Em seguida, verifiques se a cadeirinha conta todas e cada uma de suas partes. Consulta vosso infográfico ‘As partes fundamentais de uma cadeira infantil’.
  • Posteriormente, verifiques se não há nenhuma ruptura na cadeirinha ou batida de maneira superficial.
  • Devemos ter em mente que, se a cadeirinha envolveu-se em algum tipo de acidente ou frenagem brusca, é necessário que a mesma seja submetida a uma revisão minuciosa por um profissional (é aconselhável entrar em contacto com o fabricante). Pode ser que tenha sido danificada internamente, perdendo assim a eficácia. Assim, devemos substituí-la.
  • Verifique as âncoras de fixação. Fundamental, especialmente para aqueles que contem com o sistema ISOFIX. As âncoras são os pontos de encaixe mais fortes da cadeira com o carro. Então, tu terás de verificar se elas continuam correctas e podem garantir o seu funcionamento perfeitamente. Aqui estão as diferentes âncoras de fixação e fechos que tu encontrarás em sistemas de retenção para crianças.

Se prende-o com cintos de segurança, observes que também estejam em perfeitas condições. Verifiques também o ‘top tether’ e a perna contra tombamentos, caso os possua.

  • Como já indicado, também verifiques os fechos. Verifica que se encaixam bem e não estão soltos.
  • Movas o apoio de cabeça e adapte-o à altura necessária. Observa que todas as partes se movem e se encaixam bem.

Se observamos que a cadeira está em perfeitas condições e prende-se da melhor maneira, estamos prontos para que vosso filho possa ir da maneira mais segura possível.

Ayúdanos a conseguirlo

Back to top