Skip to Content

Por que utilizar uma cadeirinha virada para trás e até quando?

¿Por qué utilizar una sillita mirando hacia atrás y hasta cuándo?

22/01/2018

É nosso objetivo principal que as crianças viajem da forma mais segura possível e para isso a melhor opção é que andem nas cadeirinhas viradas para trás. Diante de possíveis dúvidas que possam surgir sobre este tipo de cadeirinha, abordamos suas vantagens e alguns de seus pontos mais fracos, bem como até quando a criança pode viajar virada para trás.  

VANTAGENS DE UM SRI VIRADO PARA TRÁS

Podemos dizer que o número de prós é muito maior que os de contras, ainda que, é claro, tudo vai depender das necessidades dos familiares e da criança:

-As cadeirinhas viradas para trás garantem uma maior proteção da cabeça,  pescoço e coluna, precisamente umas das partes mais vulneráveis, especialmente quando falamos de crianças. A cabeça, pescoço e costas estão alinhados sobre o encosto e a força de impacto é absorvida pela própria cadeirinha, reduzindo assim a pressão sobre tórax e abdómen.

-Podem evitar em 80% as lesões graves em caso de acidente.

-São especialmente indicadas para crianças com certas necessidades especiais, como crianças com baixo peso ou problemas musculares.

PONTOS FRACOS

-As cadeirinhas viradas para trás costumam ser mais caras que as que são viradas para frente. 

-Não são compatíveis com todos os modelos de veículos. Por este motivo, é fundamental consultar antes de comprar o SRI se o mesmo pode ser instalado adequadamente no automóvel que irá utilizar. 

-Sua instalação costuma ser mais complicada, já que pode contar com base isofix e pé de apoio. Por isso é recomendável que a compra seja feita em lojas físicas onde nos possam aconselhar tanto relativo ao tipo de cadeirinha adaptada às necessidades de nossos filhos, como em sua própria instalação, bem como resolver qualquer outra dúvida que possamos ter.

-Não é possível ver a criança a não ser que se instale um espelho. 

ATÉ QUANDO A CRIANÇA PODE IR VIRADA PARA TRÁS?

Lembramos que as crianças devem viajar com sistema de retenção infantil sempre que medirem menos que 135 cm. No entanto, através da Fundación MAPFRE recomendamos que sigam utilizando até os 150 cm de altura

Relativo aos SRI virados para trás, há que ter em mente que o regulamento atual não exige utilizar este tipo de cadeirinhas. Mas é verdade que os SRI homologados pelo regulamento i-Size obrigam as crianças irem neste sentido até os 15 meses de idade e que os Grupos 0 e 0+ também devem seguir neste sentido. 

Através da Fundación MAPFRE recomendamos ir viradas para trás o maior tempo possível e no mínimo até os 4 anos de idade. Aproximadamente nesse momento a musculatura da criança já está ossificada e formada. 

Cada vez mais o mercado oferece sistemas de retenção infantil específicos para que os pais possam levar seus filhos virados para trás. Em geral, podemos encontrar este tipo de cadeirinha até os 25 kg e 120 cm.  

CONSELHOS PARA IR VIRADO PARA TRÁS

CONSELHOS PARA IR VIRADO PARA TRÁS


BAIXAR INFOGRÁFICO

ARTIGOS DE INTERESSE:

-Impactos laterais em cadeirinhas viradas para trás, quais os resultados obtidos?

-Uma criança viajando virada para trás pode sentir enjoo?

-O que diz realmente a legislação sueca a respeito dos SRI virados para trás?

-O que é Plus Test?

-Benefícios que nossos filhos viajem sempre virados para trás

-Como desativar o airbag dianteiro do banco do passageiro e em quais ocasiões?

-Qual é a melhor forma de evitar as temidas lesões de pescoço?

-Estas são as diferentes maneiras de fixar uma cadeira virada para trás

Objetivo Zero
Back to top