Skip to Content

Por que é melhor para as crianças viajarem nos assentos traseiros? Aqui estão os benefícios

¿Por qué es mejor para los niños viajar en los asientos traseros? Aquí los beneficios

15/01/2018

No dia 1 de outubro de 2015 entrou em vigor uma mudança no Regulamento Geral de Circulação que afirma que todas as crianças menores que 135 cm de altura devem viajar obrigatoriamente nos assentos traseiros dos veículos, sentadas em seus correspondentes sistemas de retenção infantil. 

Esta regra tem três exceções bem conhecidas: que os assentos traseiros já estejam ocupados por outras crianças em seus respetivos SRI; que não seja possível instalar todas as cadeirinhas necessárias nos assentos traseiros; que o veículo seja de dois lugares. Mas o caso geral é que se for possível instalar um SRI nos assentos traseiros, estamos obrigados a levar as crianças nelas. 

Sabendo que é obrigatório, nos perguntamos, é realmente mais seguro para as crianças viajarem nos assentos traseiros?

Os estudos indicam que é mais seguo viajar nos assentos traseiros

Para muitas pessoas não é algo intuitivo o fato dos assentos traseiros serem mais seguros que os dianteiros, em todo caso.  O simples fato de não poder vigiar comodamente a criança, sobretudo forem bebés ou recém nascidos, causa ansiedade ou preocupação para muitos pais. 

Além disso, as crianças com pouca idade devem viajar viradas para trás, o que torna ainda mais complicado comprovar de que tudo esteja bem nas condições descritas.

No entanto, existe suficiente evidência científica a respeito da segurança dos assentos traseiros para as crianças, e também para os idosos. Mais especificamente, o estudo “Rear seat safety: Variation in protection by occupant, crash and vehicle characteristics”, publicado em 2015, revela que as crianças menores de 9 anos estão mais protegidas no assento traseiro do que no dianteiro. 

E mais, o risco relativo de morte para as crianças menores de 9 anos que viajam corretamente fixas em seus SRI é significativamente menor viajando nos assentos traseiros do que nos dianteiros, e somente a partir de nove anos se observa um risco relativo similar em qualquer posição dentro do veículo.

Este dado não nos deve levar ao engano. As crianças em torno dos 9 anos têm uma altura média muito próxima à altura dita na lei, os 135 cm. De fato, se observarmos as tabelas de percentagem baseadas na média das crianças na Espanha (50%), são meninos de 9 anos que medem, em média, 131,71 cm; as meninas, por sua vez, medem 132,40 cm em média. 

Aos 10 anos de idade a maioria das crianças já superam a estatura exigida pela lei, e por tanto poderiam viajar no assento dianteiro do passageiro, apesar de que segue sendo recomendável que viajem nos assentos traseiros e utilizando um SRI até os 150 cm de altura. A respeito disso, recomendamos o artigo ‘Quando devo dar o passo definitivo para o cinto de segurança?’.

Objetivo Zero
Back to top