Skip to Content

Porque é que é melhor a criança ir atrás e no centro?

Porque é que é melhor a criança ir atrás e no centro?

08/06/2016

A segurança de uma criança no carro depende de múltiplos fatores. O mais básico é que vá sentada e bem segura por um SRI homologado e bem colocada nos assentos do carro e também que esteja adequada às suas características físicas. Outros aspetos muito importantes, sobretudo nas épocas de calor, como o verão que se aproxima, é que as crianças estejam bem hidratadas, que levem a roupa adequada e que sejamos capazes de manter o habitáculo com uma temperatura agradável.

No entanto, existe outra questão de segurança muito interessante que, às vezes, não se coloca nas famílias. Partindo da base imposta pela lei que nos diz que os menores de 18 anos e de estatura inferior a 135 cm devem viajar, obrigatoriamente, nos assentos traseiros, dos assentos disponíveis qual é o melhor e mais seguro para colocar a nossa cadeira de carro?

A resposta, como é natural, depende de alguns fatores. Se o carro dispõe de três lugares traseiros completos, o assento mais seguro é o central sem qualquer dúvida: oferece exatamente a mesma proteção que os outros dois assentos do ponto de vista de fixação do SRI, mas tem uma grande vantagem adicional: é que a cadeira se encontrará no ponto mais afastado das portas, com a conseguinte proteção extra perante uma colisão lateral. Além disso, em caso de travagem brusca, cadeira e ocupante não teriam os assentos de piloto ou copiloto como obstáculos com os quais impactar.

Se não dispomos de lugares traseiros suficientes, ou suficientemente amplos, temos de escolher entre os lugares laterais, e sem dúvida escolhemos o da direita. Isto deve-se ao facto de ser o lugar com melhor acesso para que a criança entre e saia de forma segura, de e para o passeio. Além disso, em caso de colisão lateral é mais provável que ocorra no lado esquerdo porque o trânsito vem desse lado nos cruzamentos.

Por regra geral deveríamos escolher o melhor lugar em função destas premissas:

  • Dispomos de três lugares traseiros completos? Escolher o central traseiro.
  • Dispomos de fixações ISOFIX, mas não em todos os lugares traseiros? Escolhemos o melhor lugar que disponha de ISOFIX.
  • Em qualquer outro caso, e sempre que os lugares traseiros cumpram os requisitos mínimos para acomodar um SRI, escolhemos o lugar traseiro direito.

Que outros casos existem? Pode acontecer não podermos colocar um SRI atrás?

Como sabemos, a legislação em vigor estabelece que os SRI devem viajar nos lugares traseiros obrigatoriamente (e também é recomendável no sentido contrário ao da marcha até que as crianças tenham quatro anos de idade) a menos que se dê alguma destas três exceções: que o veículo não disponha de lugares traseiros; que mesmo dispondo deles estejam ocupados por outros SRI; que não seja possível a instalação de um SRI nos lugares traseiros. Na nossa página “Em que o/a afeta as novas normas na colocação da cadeira do seu filho” contamos todos os detalhes destas novas normas.

Em qualquer desses casos, temos de fazer uma última verificação: se o airbag do acompanhante pode ser desativado de forma manual (tal não é possível em todos os modelos de carro); se for possível desativá-lo, então poderemos instalar o SRI no assento dianteiro direito no sentido adequado: o contrário ao da marcha para as crianças mais pequenas e o sentido da marcha noutros casos.

Uma das exceções inclui casos como os dos carros clássicos, ou os carros com certa idade (sem chegarem a ser catalogados como “clássicos”), dado que podem dispor de cintos de segurança de dois pontos, nos lugares traseiros, e não de três pontos. Nesses casos não se pode garantir que o SRI fique corretamente fixado e, portanto, não é aconselhável o seu uso nesses lugares.

As soluções são múltiplas e, entre elas, está a alteração desse sistema de retenção de dois pontos por outro de três pontos, mas é uma obra de certa envergadura e depende muito do modelo em concreto e da compatibilidade desses sistemas com o carro em particular.

Ajude-nos a atinguir esta meta!

Back to top