Skip to Content

As principais perguntas que você deve fazer a si mesmo para que as crianças viagem em segurança durante a Semana Santa

Las principales preguntas que debes hacerte antes de emprender tu viaje de Semana Santa para que los niños viajen de forma segura

09/04/2019

A Semana Santa está quase aí e, como todos os anos, haverá milhões de pessoas utilizando as estradas do país. No ano passado, foram registrados quase 16 milhões de veículos nas estradas e este ano os números estarão no mesmo patamar, na ausência de estimativas oficiais da DGT.

Antes de embarcar em sua viagem de Semana Santa, há uma série de questões que precisam ser levadas em conta. Questões sobre o estado do veículo, sobre os sistemas de retenção infantil e, claro, em relação às crianças que viajarão conosco nessas próximas férias.

Mantenha o carro em perfeitas condições

A maior parte de nós não costuma viajar longas distâncias, portanto, antes de sair de férias é aconselhável fazer um «checklist» de manutenção do carro

O principal é certificar-se de que temos os níveis de fluidos adequados, controlando o nível de óleo, do fluido de arrefecimento, do fluido de freio e do líquido do limpador de para-brisa. É aconselhável verificar o sistema de freios e, acima de tudo, inspecionar os pneus e certificar-se de que estejam em perfeitas condições, com as pressões recomendadas e com a profundidade dos sulcos adequada.

Levar o carro para fazer uma pequena revisão antes de uma viagem de férias é uma opção inteligente que garante a nossa segurança.

Verifique o sistema de retenção infantil

Não apenas devemos nos certificar de que possuímos uma cadeirinha adequada às características físicas e às necessidades particulares de nossos filhos – especialmente se tiverem necessidades especiais –, como também devemos verificar se ela está em perfeitas condições, sem sinais evidentes de desgaste.

Além disso, a colocação da cadeirinha é muito importante, pois é dela que depende a segurança das crianças. Se for uma cadeirinha virada para trás, essas dicas te ajudarão a instalá-la corretamente

Prepare a viagem antecipadamente

É necessário se informar sobre as previsões meteorológicas e, se por alguma razão as condições meteorológicas ou suas previsões forem muito ruins no destino escolhido, é melhor não ir, adiar a viagem ou mudar de destino.

Programar a viagem significa que podemos planejar as paradas periódicas – a cada 2 horas ou 200 km, como recomendação geral – e horários de descanso. Tendo um plano prévio, podemos prever as dificuldades da rota e qualquer possibilidade de prolongar o tempo de viagem.

A bagagem é essencial e, assim como levar todo o necessário – por exemplo, os medicamentos que a criança precisa, caso tenha necessidades especiais –, é bom tentar otimizar e não levar muitas coisas. Além disso, a colocação das bagagens deve ser equilibrada, evitando excessos e distribuindo pesos. Tenha em mente que objetos soltos dentro da cabine do carro podem impactar diretamente os ocupantes, aumentando seu peso exponencialmente. Aqui nós abordamos quais objetos não devem ser levados dentro da cabine do carro e o quão perigoso pode ser levar celulares, tablets ou telas soltas.

Ao dirigir, usar roupas confortáveis é crucial, assim como incluir roupas quentes, cobertores, água e comida em caso de emergência.

 
Objetivo Zero
Back to top