O papel da parteira na segurança rodoviária infantil

El papel de la matrona en la seguridad vial infantil

03/05/2018

A parteira é o profissional que proporciona uma atenção integral à saúde reprodutiva, sexual e maternal da mulher com a promoção, prevenção, atenção e recuperação da saúde, atendendo à mãe no diagnóstico, controle e assistência à gravidez, parto e recuperação normal para um recém nascido saudável. Tudo isso com a melhor evidência científica disponível.

A parteira trabalha em associação com a mulher e ocupa um lugar privilegiado no assessoramento e na educação relacionada a saúde da futura mãe e seu bebé, portanto estão capacitadas para cumprir um papel fundamental na alavancagem da segurança viária para crianças e gestantes. E mais, já que dominam a fisiologia da gravidez, conhecem as lesões mais frequentes que podem ocorrer em caso de um acidente durante a gestação.

Dado que é o profissional mais próximo da mulher nesta etapa de sua vida, contribuem muito com a experiência e conhecimentos quanto à maneira de transportar bebés e crianças e, por isso, estão na melhor posição para divulgar os benefícios de um bom sistema de retenção infantil, a necessidade de utilizá-lo sempre, conselhos na hora de sua instalação e como ajustar as crianças e, algo importantíssimo, firmar a importância de manter os SRI em direção contrária à marcha até os 4 anos.

Novo convênio de colaboração entre a Federação de Associações de Parteiras da Espanha (FAME) e a Fundación MAPFRE

A Federação de Associações de Parteiras da Espanha (FAME) e a Fundación MAPFRE assinaram um novo convênio de colaboração que irá distribuir mais de 400.000 exemplares do guia “Bebés e crianças seguras no carro” através de cestas que Present Service distribui em Centros de saúde e hospitais, por toda Espanha. Além disso, a revista especializada “Meu bebé e eu” também distribuirá o guia em hospitais e Centros de Saúde do país.

Este convênio servirá para impulsionar uma melhor formação para as parteiras em questões de Segurança Rodoviária Infantil. Para isso será realizado uma série de cursos presenciais, em colaboração com Dorel, que serão compostas de 35 palestras ao todo, dirigidas a 4.000 parteiras, aproximadamente. Para completar toda esta formação, será colocado a disposição um curso on-line “Bebés e crianças seguras no carro”, que se dá através da Universidade Nacional de Educação a Distância (UNED). Este curso foi pensado para proporcionar informação, e dar formação, sobre aqueles aspectos mais relevantes relativos à segurança das crianças nas estradas.