Skip to Content

Os sistemas de retenção infantil evitam até 75% das mortes

DefaultAlt

01/10/2015

A ignorância é um grande perigo quando falamos de segurança e prevenção. Não conhecer os dados, nem entender o que acontece em um acidente pode levar a muitas pessoas a defender pontos de vista incompreensíveis.

Os fatos demonstram que um adulto não é capaz de segurar no colo uma criança em uma freada brusca e menos ainda em um acidente quanto o veículo está a mais de 5 km/h. Uma criança, com a inércia dentro do veículo, se movimenta e pior ainda, pode inclusive sair voando, com graves consequências.

Também está demonstrado que os sistemas de retenção infantil, as chamadas cadeiras de veículo, evitam até 75% das mortes em acidentes de trânsito e até 90% das lesões que podem ser produzidas.

Não devemos ignorar mais este assunto, pois é vital. Porém, a triste realidade mostra que ainda não chegamos a 100% de aceitação e uso das cadeiras infantis.

Recentes estudos mostram que na Europa um terço dos pais levaram alguma vez seu filho sem a cadeira de veículo adequada. Isto é inaceitável.

Não podemos admitir desculpas, por exemplo, que a distância é curta (típica justificativa de que “são só 5 minutos”), que a cadeira está desmontada, que não sabe instalar a cadeira no banco ou que a criança não gosta de ir na cadeira.

As crianças sempre devem utilizar os sistemas de retenção infantil no veículo, pela sua segurança, por sua vida.

Back to top