Skip to Content

É recomendado que os bebês durmam na cadeira do carro?

É recomendado que os bebês durmam na cadeira do carro?

01/02/2017

No berço ou conhecido como ‘maxi-cosi’, devemos deixar eles dormirem com o sistema de retenção para crianças, enquanto viajamos? É aconselhável usar a cadeirinha ou berço quando recém-nascidos para evitar asfixia posicional?  Aqui estão todos os conselhos.

Em primeiro lugar, temos de ser claros sobre as funções de cada um:

  • O conhecido ‘maxi-cosi’ está especialmente concebido como um sistema de retenção infantil. Hoje podemos ver muitas mães que utilizam diariamente em suas caminhadas. No entanto, devemos ter em mente que a sua utilização é recomendada para apenas alguns determinados momentos e é particularmente destinada para  garantir a segurança do bebê em suas viagens de carro. É a melhor escolha para viajar no carro com segurança.
  • O berço é muito mais adequado para os passeios de carro, especialmente nos primeiros meses de vida. Aqui o bebê esta encostado, em uma posição muito mais natural o que é melhor para a sua coluna. No entanto, é menos seguro quando for transportar no carro por causa de seu menor apoio e seu posicionamento lateral. Para andar no carro é muito mais aconselhável uma cadeira para bebê do Grupo 0 ou grupo 0+.

Qual a causa da asfixia posicional?

Asfixia postural ou asfixia posicional pode ocorrer tanto dentro como fora do carro. O bebê não tem força suficiente para sentar-se ainda e, portanto, é aconselhável dormirem e permanecerem deitados. 

Se você colocar em um assento de carro incorretamente, seu corpo tende a flexionar, a dobrar. Além disso, o peso da cabeça, deve ser levado em conta, por serem muito mais pesada do que o corpo. Assim, surge dificuldade em respirar. 

Um estudo publicado na revista Pediatrics mostra precisamente como a saturação de oxigênio diminui em bebês que estiveram sentados em cadeirinhas aprovados durante sessenta minutos. O declínio foi maior em bebês prematuros Outro estudo também mostra a diferença entre o sono do bebê que estava em um sistema de retenção para crianças ou no berço ou na cama. Claramente, a saturação de oxigénio foi muito melhor neste último caso.

Isso não significa que eles não possam dormir na cadeirinha, mas devemos nos atentar ao tempo que vai passar no carro, e sempre vigiando.

Conselhos para evitar asfixia postural e conseguir maior sustentação nas viajes de carro:

  • É recomendado especialmente que as cadeirias de carro (maxi-cosi) sejam utilizadas apenas para o transporte em trajetos mais curtos. É aconselhável que não passem de 1 hora e meia a duas horas de viajem, de acordo com os fabricantes.
  • Se tivermos de escolher entre o berço ou a cadeira, a melhor opção para viajar de maneira segura é os SRI  do Grupo 0 ou 0+ (R44 / 4) ou um SRI 'i-Size' (R129) específico para o bebê.
  • Se fizermos viagens mais longas, é aconselhável parar frequentemente para que o bebê possa deitar e mudar de posição. Tire o bebê da cadeirinha, alimente, deite ele...
  • É muito importante que o bebê vá devidamente protegido na cadeirinha no banco do carro. Deve ser regulado bem os cintos. O cinto de segurança deve se adaptar sem problemas no corpo do recém-nascido assegurando que os ombros estejam colados na cadeira. Desta forma, evitaremos que tendem a ir para a frente. Da mesma forma, a cabeça deve estar alinhada com o corpo. Ela não pode cair para a frente. Para fazer isso, nós também devemos inclinar o SRI de forma adequada.
  • O Bebê deve ir de forma reta na cadeira. Ele nunca deve estar torcido.
  • Não é recomendado alimentar o bebê enquanto estiver na cadeiria porque a sua posição não é ideal, muito menos se o carro estiver em movimento.
  • Use Redutores para uma melhor sustentação.
  • Verifique se a cadeira está bem fixada, seja através do sistema ISOFIX ou pelos pontos de fixação do cinto de segurança. Siga as instruções do fabricante para fazer corretamente. Use as guias e os códigos de cores para seguir as instruções.



Ayúdanos a conseguirlo

Back to top