Skip to Content

Todos os ônibus escolares devem ter o cinto de segurança e o sistema alcolock?

¿Deben contar todos los autobuses escolares con cinturón de seguridad y sistema alcolock?

21/01/2019

Estas são duas petições muito populares destinadas a garantir maior segurança para as crianças no transporte escolar. Por um lado, que todos os ônibus que os levam e trazem da escola possuam um cinto de segurança em todos os assentos. Por outro lado, o ônibus em questão disponham de sistema alcolock, um dispositivo que não permite que o veículo dê partida se o motorista tiver consumido álcool. 

A medida foi solicitada pelo Congresso dos Deputados e em colaboração com as Comunidades Autônomas através de uma proposta não de lei. Solicita-se modificar os Regulamentos Gerais de Circulação, de forma que seja obrigatório que todos os ônibus dedicados ao transporte escolar tenham sistemas de retenção infantil, bem como sistemas que não permitam que o veículo seja acionado se o motorista ultrapassar o limite álcool permitido.

Atualmente, não é obrigatório que este tipo de ônibus tenha o conhecido sistema alcolock. Da mesma forma, apenas o cinto de segurança é obrigatório nos ônibus que foram matriculados depois de 2007. Aproximadamente 550.000 crianças viajam diariamente no transporte escolar. Além disso, de acordo com a Direção Geral de Trânsito, em 2017 havia 63.789 ônibus matriculados e em operação, dos quais 35.962 eram anteriores a 2007 (56%).

Especificamente, propõe-se modificar os Regulamentos Gerais de Circulação para evitar que, pela rede rodoviária, os veículos com mais de nove lugares possam transportar menores sem qualquer sistema de retenção infantil aprovado. E é que, para instalar uma cadeirinha corretamente, é necessário ter um cinto de segurança. 

O Comitê de Infância e Adolescentes também pede campanhas de conscientização para o uso do cinto de segurança e o aumento de campanhas de vigilância para ônibus escolares. A Fundación Mapfre vem trabalhando nisso há muito tempo.

Neste infográfico, oferecemos alguns conselhos sobre como transportar as crianças no transporte escolar:

Transporte escolar
Objetivo Zero
Back to top