Skip to Content

Onde deve ir instalada a cadeirinha no carro?

Onde deve ir instalada a cadeirinha no carro?

19/06/2017

Muitas são as dúvidas que podem surgir na hora de instalar um sistema de retenção infantil. A pergunta mais comum costuma ser onde devemos colocar a cadeirinha, isto é, qual é o assento mais seguro e, portanto, onde deveríamos colocar o nosso filho dentro do veículo. 

Em primeiro lugar, devemos ter claramente em nossa mente sobre o que a lei diz a respeito. A este respeito, o artigo 667/2015, de 17 de julho, indica que nos veículos de até 9 lugares, incluído o motorista, os ocupantes menores de idade com uma estatura inferior ou igual a 1,35 cm deverão viajar em assentos traseiros, utilizando um sistema de retenção homologado adaptado para sua altura e seu peso.

A respeito, só há três exceções nas quais uma criança poderá ir em sua cadeirinha no banco dianteiro do passageiro:

  • Quando o veículo não tem banco de trás.
  • Se todos os assentos traseiros estejam ocupados por outras crianças com seus respetivos sistemas de retenção.
  • Que não possam instalar sistemas de retenção nos referidos assentos.
Portanto, fica claro que as crianças com cadeirinha sempre devem ir nos assentos traseiros. No caso que tenham que ir na frente  por algumas das três exceções, só poderá ir se for possível desativar o airbag do carro, algo especialmente obrigatório no caso de sistemas de retenção infantil virados para trás
Recordamos o artigo ‘Se o airbag protege, por que devemos desativa-lo quando viajamos com crianças e em quais casos?’. Também oferecemos informação sobre como desativar o airbag do passageiro e em quais ocasiões neste outro post.
A este respeito, lembramos que as crianças até aos 15 meses devem ir viradas para trás para sua segurança. Desde Fundación MAPFRE é recomendável que continuem viajando assim até pelo menos 4 anos de idade.  


Consejos para elegir la mejor plaza para colocar la sillita 

NO BANCO TRASEIRO, MAS EM QUE ASSENTO?

Depois de ver a norma temos claramente que as crianças com cadeirinha devem viajar obrigatoriamente nos assentos traseiros salvo três exceções listadas anteriormente.

Todos os especialistas afirmam que o melhor lugar para colocar a cadeirinha é no assento central traseiro. O motivo principal é sua distancia das portas laterais e, portanto, sua maior proteção em caso de impactos laterais. O inconveniente principal é que a maior parte dos automóveis têm as ancoragens isofix nos dois assentos laterais. Portanto, se quisermos utilizar o sistema isofix devemos optar pelo assento traseiro direito, permitindo assim ter contacto visual com a criança e proporcionando um acesso seguro pelo lado da calçada, para poder colocar e retirar a criança da cadeirinha com total tranquilidade.  

Recordamos que a função principal do sistema isofix é precisamente evitar erros na instalação da cadeirinha, algo vital para proteger a criança. Se não somos muito bons utilizando o cinto de segurança para fixar a cadeirinha, a melhor opção é usar o sistema isofix.

Neste sentido, temos que deixar claro que devemos escolher o assento no qual possamos instalar a cadeirinha da melhor forma. Inclusive o assento mais seguro deixa de ser eficaz se a cadeirinha for mau instalada.Por isso, se optamos pelos assentos com sistema isofix nos asseguramos uma correta instalação, sempre que sigamos as indicações do fabricante.


Plazas más seguras


Ayúdanos a conseguirlo

Back to top