Menu principal

Simule o seu seguro

Animais Domésticos

Menu principal
Menu principal
Home 5...5 Escolha da cadeira 5 Estou a comprar uma cadeira auto pela primeira vez, onde a posso comprar e o que tenho de ter em conta?
comprar cadeira auto

Estou a comprar uma cadeira auto pela primeira vez, onde a posso comprar e o que tenho de ter em conta?

É mãe de primeira viagem e está a comprar um sistema de retenção para crianças pela primeira vez? A verdade é que decidir sobre uma cadeira auto pode ser um pouco complicado se não se souber o que procurar, e onde procurar.

PROCURE INFORMAÇÃO COM ANTECEDÊNCIA

-Identifique que tipo de sistema de retenção para crianças é o mais adequado para o seu filho. Tome nota da altura e peso do seu filho.

Atualmente existem duas homologações em vigor. Por um lado, a ECE R44, que classifica  as cadeiras auto em grupos e que será gradualmente substituída pelo novo regulamento. Por esta razão, recomendamos que adquira uma cadeira auto homologada sob o regulamento ‘i-Size’, que é muito mais segura e oferece a possibilidade de escolher um SRC de acordo com a altura da criança.

-Embora sejamos claros quanto ao tipo de SRC, deve ter em conta o tipo de veículo que conduz, com especial ênfase no tipo de ancoragem. Tome nota do modelo do carro e o ano. Verifique se os bancos traseiros têm sistema Isofix. São duas âncoras. Pode saber mais sobre este sistema aqui. Caso o seu carro não os tenha, a cadeira auto deve ser instalada usando a ancoragem dos cintos de segurança.

Recomendamos o artigo ‘Estas são as diferentes ancoragens e fixações que encontrará nos sistemas de retenção para crianças’.

Por outro lado, nas especificações técnicas do veículo também pode ver se o automóvel é especialmente concebido para cadeiras auto do tipo i-Size. Normalmente têm bancos traseiros mais largos e o piso do veículo será concebido para a pata de apoio. O regulamento foi implementado em 2013.

Procure informações sobre as cadeiras auto em que está interessada.

VÁ A UMA LOJA ESPECIALIZADA

-Não há nada melhor do que ir a uma loja especializada na venda de cadeiras auto para tirar todas as dúvidas. Leve tudo o que apontou anteriormente para que não tenha quaisquer dúvidas sobre a informação que lhe for pedida.
Se seguir os passos acima, já irá à loja com algum conhecimento e poderá escolher mais facilmente uma cadeira auto.

Peça para experimentar o SRC no seu carro. Esta é a melhor maneira de verificar se é compatível e se se adapta perfeitamente à criança e ao veículo. Se esta opção não for viável, certificar-se de que existe a possibilidade de devolver ou trocar o produto. Este ponto é muito importante, pois pode estar convencido da sua escolha, mas mais tarde, na prática, descobrir que a cadeira auto não se encaixa bem ou que a criança não se sente confortável.

-Peça aos vendedores que lhe indiquem como instalar o SRC. Lembre-se que se for uma cadeira com Isofix (o veículo deve ter este sistema), será mais fácil de instalar. Peça ajuda para a instalação, mesmo que seja apenas na primeira vez.

comprar primeira cadeira