Skip to Content

Comprarei uma cadeira pela primeira vez, onde posso adquiri-la e o que devo levar em conta?

Comprarei uma cadeirinha pela primeira vez, onde posso adquiri-la e o que devo levar em conta?

07/10/2019

Tu és mãe de primeira viagem? Vais a comprar um sistema de retenção para crianças pela primeira vez? A verdade é que decidir sobre uma cadeira ou outra pode ser um pouco complicado se tu não sabes o que olhar, o que procurar... Em ‘Segurança Viária Infantil’, Área de Prevenção e Segurança Viária da Fundación Mapfre damos-te orientações para que tu possas escolher um SRI seguro e eficaz.

BUSCAS INFORMAÇÕES PREVIAMENTE

  • Identifique que tipo de sistema de retenção infantil é o mais adequado para vosso filho. Anote a altura e o peso da criança.

Actualmente, existem duas homologações vigentes. Por um lado, temos a ECE R44, que classifica as cadeiras em grupos e que, gradualmente, será substituída pela nova normativa. Portanto, recomendamos que tu vás diretamente a uma cadeira sob a aprovação ‘i-Size’, muito mais seguras e que oferecem a possibilidade de escolheres um SRI de acordo com a altura da criança.

Uma vez que temos claro o tipo de SRI, temos de ver qual tipo de veículo possuímos, com particular ênfase para o tipo de fixação. Anote em um papel o modelo de teu carro e o ano para quando tu ires a um ponto especializado de venda. Verifique pessoalmente se o carro dispõe de sistema isofix nos bancos traseiros. São dois pontos de fixação. Tu podes aprender mais sobre este sistema aqui. Se tu não dispuseres deles, o assento deverá ser fixado nos prendedores do cinto de segurança.

Recomendamos o artigo ‘Estes são os diferentes tipos de fixadores e fechos que encontrarás nos sistemas de retenção infantis’.

Por outro lado, nas especificações técnicas do veículo, também podemos ver se o carro foi projetado especialmente para cadeiras i-Size. Eles geralmente têm assentos traseiros mais largos e o chão do veículo é projetado para suportar a perna ou pé de apoio de uma cadeirinha para carro. A normativa foi lançada em 2013, então estamos falando de veículos relativamente novos.

RECORRA A UMA LOJA ESPECIALIZADA

  • Nada melhor do que recorrer a uma empresa especializada na venda de cadeirinhas para resolver todas as vossas dúvidas. Leve tudo que observastes anteriormente para não duvidares da informação que forneçam a ti.

Se seguirmos os passos acima, iremos até a loja com certos conhecimentos e poderemos escolher mais facilmente entre uma cadeira ou outra.

  • Peça que experimentes o SRI em teu carro. É a melhor maneira de verificar se é efetivamente compatível e que se adapta perfeitamente à criança e ao veículo. Se não oferecerem-te esta opção, tu deves certificar-te de que existe a possibilidade de devolver o produto. Este ponto é muito importante, pois a princípio podemos estar convencidos de nossa escolha, mas posteriormente, na prática, observamos que não se encaixa perfeitamente ou que a criança não se encontra confortável.
  • Peça aos vendedores que te indiquem como o SRI deve ser instalado. Lembra-te que, se é uma cadeira com isofix (o veículo deve contar com este sistema), a sua instalação será mais fácil. Peça ajuda em sua instalação, mesmo que seja somente na primeira vez.

Lembra-te que qualquer dúvida que tu tenhas, tu podes ir a nossa seção ‘Pergunte a um expecialista’. Igualmente, aqui tu vais a encontrar materiais (infográficas e vídeos) com informações sobre como instalar uma cadeirinha ou como viajar em diversos meios de transporte com crianças de maneira adequada.


DICAS PARA ESCOLHER UM SISTEMA DE RETENÇÃO INFANTIL (SRI)

727x103-boton-ayudanosaconseguirlo-pt.jpg

Back to top