Skip to Content

Quais objetos as crianças não devem levar no carro?

¿Qué objetos no deberían llevar los niños en el coche?

26/03/2019

Visando deixar as crianças distraídas durante a viagem, costumamos deixar certos objetos com elas, como brinquedos, videogames ou telefones celulares, sem levar em conta o que eles podem causar em caso de acidente. Na verdade, não precisa ser uma colisão, basta uma frenagem brusca para que o objeto em questão possa machucar os demais ocupantes.

-Brinquedos. Podem ser uma distração, mas também podem ser muito perigosos em caso de acidentes, especialmente se têm partes rígidas ou certo peso. 

-Videogames. De acordo com a Direção Geral de Trânsito, um videogame de apenas 218 gramas pode chegar a atingir os 7,8 kg no caso de uma frenagem brusca a 50 km/h. Se o carro está a 90 km/h, estaríamos falando de 25 kg. 

A DGT explica como calcular este ‘peso’ com o seguinte exemplo: “em uma colisão brusca a 60 km/h contra um objeto rígido que não absorve parte do impacto e uma distância de detenção de 0,25 metros, resulta uma aceleração de 555.78 m/s. A força com a que golpearia o motorista seria igual a sua massa (peso em quilos dividido pela gravidade: 9,8) por esta aceleração”.

-Tablets e telefones celulares. Um tablet de 560 gr, em caso de uma frenagem a 50 km/h, seria como colidir contra um objeto de 23 kg. Em caso de ir a 90 km/h estaríamos falando de 75 kg. 

-Também se deve evitar colocar objetos perigosos no encosto para cabeças, como podem ser telas, especialmente em cadeirinhas viradas para trás. Se não há a correta separação e a cadeirinha e o menor não estão bem presos, esses objetos podem implicar um grande risco. Em princípio, a criança com cadeirinha não deveria impactar-se contra o encosto de cabeça mas, caso ocorra, é preferível que seja contra algo acolchoado do que contra uma tela.

-A própria cadeirinha deve ir bem fixada, mesmo se a criança não estiver junto, já que pode ser igualmente projetada. Todos os ocupantes devem usar o cinto de segurança e os animais de estimação devem ir bem presos (veja aqui como viajar com eles).

-Mochilas. O melhor lugar para deixar a mochila é no porta-malas. Deve-se ter em conta que elas costumam ser pesadas devido a todo o material escolar que transportam. 

-Objetos pontiagudos, de materiais duros... Em suma, a melhor opção é não levar este tipo de objetos soltos dentro da cabine do carro. 

-E, é claro, malas ou bagagens não devem ser deixadas nos assentos ao lado da criança.

Objetivo Zero
Back to top