Skip to Content

Meu filho sua muito, o que posso fazer para que viaje melhor com a cadeira?

Meu filho sua muito, o que posso fazer para que viaje melhor com a cadeirinha?

08/08/2016

O calor do verão é intenso e dentro do carro, todos nós sofremos de forma diferente. Desde o condutor que queima as mãos com o calor acumulado no volante até a criança que viaja protegida em seu sistema de retenção infantil. O habitáculo de um carro se comporta como um forno sob os raios do sol, e existem muitas técnicas e dicas para mantê-lo o mais fresco possível no verão, desde o básico como estacionar o carro à sombra ou em uma garagem, até mesmo truques para evacuar o ar quente antes de nos acomodarmos em seu interior.

No caso das crianças, o calor os afeta de uma maneira especial. Elas são mais vulneráveis, e o facto de viajar com cintos de segurança apertados reduz em parte seus movimentos, e quando o calor aperta, elas podem começar a suar muito e temos de tomar precauções extras quando circularmos com elas de carro. O suor em si não é um problema grave, porque é o mecanismo natural do corpo humano para sua refrigeração, mas quando é excessivo podemos nos encontrar com problemas.

Um deles é óbvio: se o pequeno sua muito e não bebe líquidos para sua reposição, pode ficar desidratado. Outro não é tanto: com o ar condicionado ligado, se o suor molha suas roupas pode-se produzir um efeito frio que afete a criança. Há algumas coisas que podemos fazer para aliviar na medida do possível o calor nos bancos traseiros e para viajarmos mais tranquilos, especialmente se o nosso filho viaja contra o sentido da marcha.

Eliminar a maior quantidade de luz possível

Quanto mais luz incide sobre o seu corpo e a cadeira, mais calor. Portanto, soluções tais como vidros escuros, persianas integradas (as que são instaladas não são tão seguras em caso de colisão, devido a seu possível desprendimento) ou sistemas de proteção solar, tanto para o próprio assento (uma capa protetora) quanto para a criança, uma vez que o carro está em movimento. Devemos sempre procurar qualquer item deste tipo que possua aprovação em nosso país.

Minimizar o calor absorvido pela cadeira

Uma cadeira de cor clara acumula menos calor do que uma cor escura. Portanto, se possível, escolhas uma cadeira estofada em cores claras que, apesar de ser mais difícil de manter limpa, fornece um grau de conforto ao não acumular tanto calor nos dias de verão.

Resfriar previamente o carro

Possivelmente é uma solução muito óbvia, mas nem por isso deixa de ser um conselho a se considerar. Se deixarmos o carro no sol, é uma boa ideia resfriar previamente seu interior de todas as formas possíveis. Desde aerar o interior ao abrir e fechar uma das portas da frente enquanto a janela do lado oposto está ligeiramente aberta (um truque que realmente funciona, se bem feito) até ligar o ar condicionado a uma temperatura boa, com os ventiladores soprando forte e com os vidros traseiros ligeiramente abertos. O que for preciso para reduzir a temperatura antes de colocar a criança.

Outros conselhos úteis

Planejar viagens de manhã cedo ou ao entardecer ajuda a reduzir a quantidade de calor que afeta as cadeiras das crianças e as próprias crianças. Se viajar de carro na parte da manhã, teremos algumas horas iniciais mais frescas até que aperte o sol.

Levar bebidas frescas ou geladas na parte traseira para que a criança beba com frequência é uma maneira fácil para se refrescar. Se as levamos muito geladas no início da viagem, elas se manterão frescas por mais tempo. Não é bom, entretanto, que a criança beba bebidas muito frias.

É aconselhável vestir o pequeno com roupas frescas e leves, e também é recomendável o uso de protetor solar para evitar queimaduras resultantes da exposição. E se tudo isso falhar, um adulto na parte traseira pode encarregar-se de resfriar os pequenos, bem como ajudá-los a beber líquidos com frequência.

Ayúdanos a conseguirlo

Back to top