Skip to Content

Carro estacionado no sol, o posso fazer para que a cadeira não queime a criança?

Carro estacionado no sol, o posso fazer para que a cadeira não queime a criança?

02/08/2017

Temos falado em varias ocasiões os riscos de deixar o carro exposto ao sol no verão, e dos cuidados e precauções que temos que tomar para que nossas crianças viagem comodamente, sem excesso de calor, nem de transpiração, e claro os protegendo do temido choque de calor.

Um ponto importante que talvez tenha sido esquecido é o do calor que absorvem os diferentes objetos dentro do carro quando estão estacionados em pleno sol. Qualquer objeto, mas sobretudo os assentos e o volante do carro estarão mais quentes do que esperado, e isto pode ocasionar desde uma leve mal estar (mais calor) até um problema por queimaduras. Existem algumas soluções para evitar que a cadeira esquente muito e possa provocar queimaduras no corpo do bebé.

A mais simples é evitar deixar o carro exposto ao sol quente procurando um estacionar na sombra, em um estacionamento coberto ou em uma garagem privada.As vezes não é possível estacionar o carro na sombra ou no coberto, de modo que nesse caso temos que procurar outra opção para refrescar o carro e os assentos antes de acomodar as crianças. Existem vários métodos e truques para isso, mas a principal de todos é criar uma corrente de ar que faça sair o ar quente e entre o ar mais fresco.

Por exemplo, podemos abrir as janelas do carro, abrir e fechar a porta do lado oposto do carro. Mediante estes movimentos faremos um efeito de sucção e expulsão do ar, extraindo o ar quente do interior e substituindo-o por ar do exterior. O exterior está quente também, mas provavelmente esteja entre 20 ºC e 30 ºC a menos que no interior do veículo.

Outra opção é ligar o motor do carro e o ar condicionado a uma temperatura fresca (entre 22 ºC e 24 ºC já é o suficiente) com os ventiladores no máximo, e deixar entre abertas as janelas traseiras. Desta forma o ar quente sairá e será substituído por ar fresco. Uma vez refrescado o interior podemos colocar os ventiladores na posição habitual.

A prevenção do calor também é uma opção, e das boas. Existem diferentes tipos de coberturas térmicas para as cadeiras de bebé que bloquearão os raios solares e absorverão o calor, deixando a cadeira fresca (na sombra, na realidade), sobretudo protegendo as partes metálicas como as fivelas do cinto para que não atinjam temperatura elevada. No entanto, estas coberturas não eliminam a possibilidade do aumento de temperatura no interior do veículo, mas aliviam o aumento de temperatura no assento.


Ayúdanos a conseguirlo
Back to top