Skip to Content

O capacete de bicicleta é recomendável, obrigatório ou não

Capacete bicicleta obrigatório crianças

14/07/2015

O que acontece é que quando existe uma obrigação por lei, as reações são várias e além disso, normalmente, há mais pressão da maioria que não concorda. A obrigação não é a via mais eficiente para conseguir uma finalidade, que é salvar vidas através do uso de capacete.

Porém, as obrigações existentes e previstas pela lei indicam que um ciclista deve usar obrigatoriamente o capacete regulamentar em determinados casos. A idade de 16 anos é a fronteira entre ser ou não obrigatório, sendo as crianças e jovens de menos de 16 anos obrigados a usar este sistema, tanto em cidade como na estrada.

Para os maiores de 16 anos, não existe obrigação para utilizar o capacete pela cidade, mas sim quando circulam fora da cidade. As exceções são poucas, porém existem: as rampas ascendentes prolongadas, razões médicas ou condições de calor extremo. A questão é: o que fazer quando não é obrigatório o uso do capacete? Usamos ou não?

A obrigação não deixa muitas dúvidas a respeito. Porém, quando é uma eleição entra em jogo o sentido comum. É verdade que não é necessário que os pedestres usem capacete (também podem cair e machucar a cabeça), mas os ciclistas não são pedestres: são motoristas de um veículo que pode circular pela rua como um carro, uma moto, um caminhão. Portanto, compartilham o meio e o risco de colisão existe, como todos podemos imaginar.

No caso de um acidente ou um simples incidente, um ciclista perde o equilíbrio e cai no chão, e tem certa probabilidade de bater a cabeça no asfalto, meio-fio ou carro, por exemplo. O uso do capacete não garante a ausência de lesões, mas diminui uma alta percentagem das probabilidades de sofrer lesões graves.

A eleição é pessoal, portanto, depende de cada pessoa decidir se usa ou não o capacete. Ninguém pode fazer nada sobre esta questão, mas cada um deveria pensar nos prós e contras de utilizar o capacete. Se respeitamos as normas e circulamos com precaução, não deveria acontecer nada. Na hipótese que algo aconteça, o capacete pode ser determinante para evitar as possíveis lesões. Esta é a grande diferença entre usar ou não: um simples capacete poderia diminuir as possíveis lesões.

Back to top