Skip to Content

Nova edição do curso sobre segurança viária infantil da Fundación MAPFRE e UNED: ‘Bebês e crianças seguras no carro’

Nueva edición del curso sobre seguridad vial infantil de Fundación MAPFRE y UNED: ‘Bebés y niños seguros en el coche’

11/11/2019

Com o objetivo de informar e formar sobre os aspectos mais relevantes relacionados à segurança das crianças, a Universidade Nacional de Educação a Distância UNED e a Fundación MAPFRE lançam uma nova edição do curso  Bebês e crianças seguras no carro”.

O curso é ministrado em uma plataforma aberta, de 18 de novembro a 20 de dezembro. As inscrições abrem no dia 11 de novembro e  o curso é totalmente gratuito. Estima-se um total de 25 horas letivas. Além disso, é oferecida a opção de obter créditos europeus ECTS (Sistema Europeu de Transferência de Créditos).

INSCRIÇÃO

O objetivo deste curso é que todas as pessoas que o realizem sejam capazes de transmitir o conhecimento adquirido às pessoas em seu entorno que também levam crianças em seus veículos, visto que os adultos são os únicos responsáveis pela segurança das crianças quando viajam. Se as crianças se deslocam da maneira mais segura possível, isso ajuda a melhorar a segurança nas estradas e a reduzir o número de crianças feridas em acidentes de trânsito.

Com tudo isso, o curso é voltado para todas aquelas pessoas que transportam crianças no carro e desejam aumentar seus conhecimentos sobre segurança viária infantil, ou seja, profissionais médicos como ginecologistas, parteiras, pediatras; fabricantes e vendedores de cadeirinhas infantis; professores e formadores de educação viária; funcionários de concessionárias de automóveis; trabalhadores de centros de educação, como escolas ou creches; policiais e agentes de trânsito; cuidadores de crianças e especialistas em segurança viária, como investigadores ou fiscais, entre outros.

Durante o curso, os acidentes de trânsito com crianças e as normativas vigentes são analisadas com profundidade. Em seguida, é dada especial ênfase aos diferentes tipos de sistemas de retenção infantil e como as crianças devem viajar no carro desde o nascimento até que já possam usar o cinto de segurança. Também se destaca a importância de viajar viradas para trás durante o maior tempo possível, como viajar durante a gravidez, se pode dirigir durante a mesma, e os erros mais frequentes na instalação de cadeirinhas e comprovações práticas do uso do SRI, entre outros.

O corpo docente do curso é composto por:

  • Sra. Rosa Goig Martínez, do Departamento de Métodos de Investigação e Diagnóstico em Educação I, da Faculdade de Educação da UNED.
  • Sr. José Quintanal Díaz, do Departamento de Métodos de Investigação e Diagnóstico em Educação I, da Faculdade de Educação da UNED.
  • Sr. Jesús Monclús González, da Fundación MAPFRE.
  • Sr. Fernando Camarero Rodríguez, da Fundación MAPFRE.
Objetivo Zero
Back to top