Skip to Content

Nos aviões as crianças também podem (e devem) utilizar sistemas de retenção infantil

Sistemas de retención infantil en aviones

25/06/2015

Evidentemente, é recomendado que as crianças utilizem um sistema de retenção infantil adequado ao seu tamanho ou peso, pois assim, viajam mais seguros. porém, isto não é obrigatório.

Normalmente, as companhias aéreas permitem que as crianças muito pequenas, de até 2 anos de idade, viajem no colo de um adulto com um cinto infantil preso no cinto do adulto,esse cinto é facilitado pela tripulação (normalmente, não é cobrada a passagem).

A partir de 2 anos já podem utilizar o cinto de segurança do assento do avião, que é de dois pontos e ajustável.

Mesmo assim, o melhor seria que utilizassem um sistema de retenção específico. Se os pais desejam, as companhias aéreas não colocam qualquer impedimento a levar uma cadeira infantil homologada, a mesma utilizada no carro da família, mas sempre é bom comprovar com a companhia de viagem, antes de viajar. Assim, é possível solucionar qualquer dúvida sobre os modelos específicos de cadeiras.

Evidentemente, a criança ocupa um assento completo e deve pagar a passagem completa. É importante saber que a cadeira, seja de frente ou de sentido contrário, deve ser colocada corretamente no assento e ter as dimensões compatíveis, pois em alguns aviões o espaço disponível é limitado.

Em geral, a maioria dos assentos infantis homologados para veículos valem para avião. Atualmente, as cadeiras incluem uma etiqueta com a mensagem “certificada para seu uso em veículos a motor e aviões”. Se é assim não deveria haver qualquer inconveniente.

Porém, também é importante saber que as companhias aéreas têm uma lista com as cadeiras compatíveis com os diferentes modelos de aviões.

Além das cadeiras para veículo, há um modelo de sistema de retenção infantil específico para avião, certificado tanto na Europa como nos Estados Unidos. São conhecidos como CARES.

É um arnês de quatro pontos concebido para que a criança fique sentada diretamente no assento do avião. Segura por debaixo do cinto de segurança do assento e acima com uma faixa que abraça o encosto do assento. Não é obrigação da companhia aérea, mas os pais podem comprar um e levar na viagem. É leve (não chega a um quilo) e guardado ocupa muito pouco espaço (cabe na bolsa ou na mochila).

CARES_Image_Jayden

Back to top