Skip to Content

No autocarro escolar, melhor com sistema de retenção infantil

Cinturón de seguridad en el autobús escolar

11/09/2015

Mesmo que a distância não seja muito longa e que seja exclusivamente pela cidade, não devemos descuidar a segurança. Uma travagem brusca ou um golpe por alcance ou num cruzamento são mais habituais do que pensamos, inclusive quando o motorista tem muita experiência.

Os sistemas de retenção infantil aumentam a proteção das crianças e evitam que sofram golpes ou sejam lançadas para fora pela inércia. Porém, são muito poucos os estados nos EUA que obrigam os autocarros escolares a ter cintos de segurança. Somente é obrigatório: Califórnia, Flórida, Louisiana, New Jersey e Nova York. No Texas é obrigatório, porém apenas nos autocarros escolares vendidos depois de setembro de 2010.

Os cintos de segurança devem ser do tipo regulável em altura, com um dispositivo para adaptar à altura de cada criança, a faixa diagonal do cinto deve apoiar no ombro e não no pescoço.

Seja ou não obrigatório que o autocarro tenha cinto de segurança, para que as crianças de todas as idades possam viajar mais seguras podemos utilizar os seguintes sistemas:

  • Para as crianças menores podemos utilizar uma cadeira infantil para veículo, adaptada à altura e peso, homologada para usar com o cinto de segurança.
  • Também pode ser utilizado um cinto de segurança dobrável preso no banco e ao seu cinto de segurança. Existem sistemas que podem ser colocados nos bancos de autocarros sem cinto de segurança.
  • Finalmente, quando as crianças são maiores devem utilizar o próprio cinto de segurança do autocarro, que pode ser de dois pontos ou de três pontos de fixação. Se o cinto é de três pontos pode ser necessário, conforme as condições físicas da criança, utilizar um elevador, ou melhor uma cadeira adaptada à altura, ou o sistema de regulação da altura da faixa diagonal do cinto que comentado antes.

Depois do ano escolar, as crianças podem passar muito tempo no autocarro de um lado ao outro. É melhor prevenir e da mesma forma que devem utilizar um sistema de retenção adequado no carro, para a sua própria segurança também deve utilizar no autocarro.

Back to top