Skip to Content

Não se esqueça do terceiro ponto de apoio da cadeira

Terceiro ponto de apoio cadeira

09/07/2015

Pois bem, a melhor e mais cara das cadeiras infantis deixa de ser a melhor quando não está corretamente instalada e fixa no banco do carro. Na verdade, isto continua a ser um problema atualmente, pois muitos motoristas e pais não sabem como instalar a cadeira.

Atualmente, temos três formas de fixar a cadeira no banco: com o cinto de segurança, com uma solução mista que combina fixação isofix e cinto de segurança e com as fixações isofix diretamente.

A priori nenhum sistema é melhor que outro, sempre que a cadeira esteja bem instalada. Mas, é verdade que os sistemas que utilizam o próprio cinto de segurança do carro são algo mais complexos e complicados, principalmente, se não conhecemos o modelo de cadeira e não temos experiência, portanto, é mais fácil que a cadeira seja mal instalada.

Com um sistema ou outro, a cadeira infantil não está corretamente instalada com apenas o cinto de segurança ou com as fixações isofix (mesmo que seja necessário ler com atenção o manual de instalação de cada cadeira, por se acaso).

Conforme o tipo, as cadeiras podem levar um terceiro ponto de apoio pensado para evitar que a cadeira vire em caso de aceleração ou freada rápida. Este terceiro ponto de apoio pode ser um arco, uma corda ou cabo superior ou um pé.

As cadeiras pensadas para ir no sentido contrário à circulação utilizam um arco de segurança, que pode ser ajustado até fazer pressão contra o encosto do banco.

As cadeiras pensadas para ir no sentido da circulação podem usar a corda superior ou o pé.

Antigamente a corda ou cabo superior tinha uma pinça para enrolar no suporte do apoio da cabeça. Atualmente, esta corda é padronizada a um sistema conhecido como Top Tether, e se engancha a um ponto específico do encosto do banco por trás.

Conforme o fabricante é possível utilizar no lugar do Top Tether um pé dobrável e extensível, cujo comprimento deve ser ajustado até apoiar bem no chão do habitáculo.

Ao colocar a cadeira no carro nunca devemos esquecer deste terceiro ponto de apoio para que a cadeira proteja bem as crianças. Se a cadeira está perfeitamente instalada não deve haver espaços, nem mover-se.

Back to top