Skip to Content

Montevidéu também multa por não usar sistemas de retenção infantil

Montevideo también multa por no usar sistemas de retención infantil

03/02/2020

O município de Montevidéu já aplica multas àqueles que transportam crianças menores de 12 anos sem o sistema de retenção infantil correspondente. Para aumentar a conscientização sobre a importância de as crianças sempre viajarem em cadeirinhas, os funcionários foram treinados para que possam indicar aos motoristas como posicionar adequadamente esses dispositivos e resolver quaisquer dúvidas que possam ter no que diz respeito ao transporte das crianças no carro. 

O QUE DIZ A LEGISLAÇÃO?

A Lei nº 19.061 sobre Trânsito e Segurança Viária que complementa a Lei nº 18.191, estabelece em seu artigo 1º que “as crianças de 0 a 12 anos serão obrigadas a viajar nos bancos traseiros em conformidade com os sistemas de retenção e categorias estabelecidas nos regulamentos estipulados pelo Poder Executivo”. 

Da mesma forma, afirma que “as mesmas obrigações do parágrafo anterior se aplicarão a adolescentes até os 18 anos de idade com menos de 1,50 metros de altura”.

A isto devemos acrescentar que em seu artigo 2 “proíbe os motoristas de ciclomotores, motocicletas, motos e similares de transportar crianças ou adolescentes de qualquer idade que não alcancem o apoio para pés destes veículos. O Poder Executivo regulamentará sistemas alternativos para os pés”.

COMO ESCOLHER O MELHOR SRI?

Escolher um sistema de retenção infantil pode ser uma tarefa complicada. E é necessário levar em conta fatores como a altura e o peso da criança, se pode ir virada para trás, o tipo de veículo, a homologação...

Neste infográfico abordamos quais fatores devem ser levados em conta na hora de escolher a cadeirinha mais adequada.

Elegir SRI

Objetivo Zero
Back to top