Skip to Content

Meu filho pesa mais de 36 kg, como ele deve viajar no carro?

Mi hijo pesa más de 36 kg, ¿cómo debe viajar en el coche?

27/02/2019

Dúvidas quanto ao tamanho e peso máximos recomendados para o uso de sistemas de retenção infantil são numerosas. Com os regulamentos em mãos, sabemos que os passageiros menores com altura menor ou igual a 135 cm devem viajar nos bancos traseiros, usando um sistema de retenção aprovado, adaptado ao seu tamanho e peso.

Mesmo assim, os regulamentos não levam em conta as possíveis variações no peso, sobretudo, das crianças.  O percentil, por exemplo, nos diz que, para a mesma idade, há certas variações no peso das crianças entre dois valores: o mínimo e o máximo.

O percentil é uma medida de posição usada em estatísticas que o valor de uma variável abaixo do qual está uma determinada porcentagem de observações dentro de um grupo de observações. Para dar um exemplo: percentil 60 em peso significa que 60% dos meninos - ou meninas, porque há tabelas diferenciadas pelo peso sexual igual ou menor que a criança em questão, e 40% pesarão mais.  

Dito isso, é possível que uma criança tenha um percentil de alto peso e um percentil de baixa estatura, e vice-versa. Em um caso, será uma criança mais «gordinho», enquanto no caso oposto, estaremos diante de uma criança mais esbelta. As combinações possíveis são múltiplas, sempre tendo em mente que, no que diz respeito aos percentis, tudo entre os percentis 3 e 97 é absolutamente normal.  

Portanto, uma criança que não atinge os 135 cm estabelecidos por lei pode ter ultrapassado 36 quilos, embora não seja usual. Isso aumentaria as dúvidas razoáveis dos pais sobre o que acontece com a cadeirinha para carro, especialmente considerando que as recomendações geralmente indicam que um assento de elevação com apoio ainda é usado até 150 cm de altura. Em qualquer caso, as crianças mais altas com percentis mais altos vão superar esse peso com facilidade antes de chegar a 150 cm.

Para viajar de carro, a resposta é que as crianças devem usar o assento de elevação com encosto o maior tempo possível até que possam usar o cinto de segurança. Este cinto de segurança deve estar bem colocado para evitar problemas (aqui você pode verificar tudo sobre a colocação correta do cinto). 

E quanto à «limitação» referente ao peso máximo? É o peso máximo recomendado, o que significa que a cadeirinha não foi testada com pesos maiores e que, portanto, o fabricante não garante o mesmo nível de segurança que com pesos entre os limites estabelecidos. Isso significa que a cadeirinha não é segura? Não. Sabemos que isso parece uma contradição, mas, se pensarmos com cuidado, a cadeirinha não sai segura de uma criança de 36 quilos para insegura, com a mesma criança pesando mais um quilo.

O que precisamos saber é que, sob essas condições, o fabricante não assumirá a responsabilidade pelo dispositivo, nem certificará que a proteção do assento de elevação é ideal, porque não há regulamentação para sua verificação, nem são realizados testes em disse condições.

Objetivo Zero
Back to top