Skip to Content

Meu filho dorme, que acontece com sua postura na cadeira?

Criança dormindo no carro

18/06/2015

Simultaneamente está o ajuste da própria cadeira, algo que se soluciona de forma muito simples quando há um sistema do tipo ISOFIX. Depois disto, o que acontece se a criança dorme? Somos capazes de que a colocação da cadeira conserve a postura mais segura?

Uma criança dormindo pode dormir profundamente. Muitas vezes vemos as crianças em posturas impossíveis, dobradas, de boca para cima ou de bruços, e além disso, têm a característica de dormir em qualquer lugar. E o carro é um potente sonífero para uma criança ou um bebê cansado. É nesses casos, quando dormem no carro, que a postura pode ser não tão adorável e sim preocupante no caso de uma possível eventualidade.

Por isto, devemos preocupar-nos se suspeitamos que a criança pode dormir durante a viagem. A primeira delas é óbvia, mas não podemos deixar de comentar: a colocação na cadeira, ajustar o arnês e a postura inicial da criança são fundamentais para evitar uma má postura dormindo.

Partindo da base de que tanto a cadeira como o arnês estão bem colocados e ajustados (não sentar a criança com casaco, pois assim o arnês não ajusta bem a seu corpo), temos dois casos: que a criança use uma cadeira até o tipo I, isto é, com arnês ou que utilize o cinto de segurança com uma cadeira ou um banco de elevação.

No primeiro caso, a criança está segura porque o arnês não deixa que realize movimentos e o único que devemos controlar é a posição da cabeça. Se a cadeira está muito alta, a cabeça da criança pode cair e ficar em uma postura muito incômoda. Há cadeiras que podem inclinar-se de forma segura e com isto conseguimos que, além de estar bem segura, sua cabeça está em uma posição mais cômoda e menos “livre”.

No caso do levantador ou da cadeira tipo II ou tipo III, a criança pode sair da proteção do cinto para procurar uma postura mais cômoda ou simplesmente, porque está tão cansada que “escorrega” para fora da proteção. Nesses casos, devemos parar e colocar novamente a criança, mesmo que a criança acorde. É necessário porque a proteção desaparece quando a postura muda.

Uma criança dorme durante uma viagem de carro. Isto é algo muito previsível, por isso é importante ser prudente e estar atento para variar a postura reclinando a cadeira ou corrigindo a postura da criança quando dorme, caso a cadeira seja do grupo II ou grupo III.

Back to top