Skip to Content

Meu filho deve ir com a cadeira no autocarro escolar?

Meu filho deve ir com a cadeira no autocarro escolar?

01/09/2017

O autocarro escolar é um sistema de transporte dos mais seguros que existem. É entre 5 a 6 vezes mais seguro que viajar de carro, e apesar da gravidade dos acidentes de que se têm notícia, o que faz com que surja um certo alarme social, a realidade é que não costuma ter vítimas fatais. Em 2015, os autocarros escolares estiveram presentes em 27 acidentes (14 em vias interurbanas e 13 em urbanas), apesar do número de acidentes, não houve nenhuma vítima fatal, e resultaram apenas nove pessoas feridas.

A maioria das lesões ocasionadas em um acidente de autocarro, seja escolar ou não, se deve a falta do uso do cinto de segurança. Desde 2007 é negada a inscrição para qualquer autocarro que não leve instalados estes sistemas de retenção, e cada vez mais seu uso vem se tornando habitual, ainda que em serviços não escolares a taxa de uso é relativamente baixa (em torno de 20% não realizam um discurso para relembrar seus passageiros sobre a obrigatoriedade do uso do cinto).

No caso das crianças, os autocarros escolares devem conter cintos de segurança e os professores, monitores e condutores são os responsáveis pela fiscalização das crianças, verificando se prenderam o cinto, assim como para que permaneçam sentadas e seus assentos em posição correta.

A legislação espanhola não diz nada em relação as crianças menores de três anos, que são crianças que ainda não estão em idade escolar e para os quais podemos encontrar outras soluções de retenção, tal e como explicamos neste artigo, enquanto para as crianças em idade escolar, maiores de três anos, existe uma regra específica: o Regulamento Geral de Circulação indica que nos autocarros (veículos destinados ao transporte de passageiros com mais de 9 assentos) as crianças com mais de três anos de idade devem usar sistemas de retenção homologados, adaptados a sua altura e peso. Quando não se disponha destes sistemas, se utilizarão os cintos de segurança, sempre que sejam adequados à sua altura e peso.

O uso da cadeira não é proibida, nem é obrigatória. Simplesmente, fica sujeita à disponibilidade de uma cadeira adequada, que caiba bem no assento e não invada os assentos adjacentes. Existe uma cadeira homologada própria para o uso em autocarro na Europa, equivalente ao Grupo III e é indicada para crianças de 15 a 27 Kg, além do que é dobrável, flexível, segura e pode ser transportada com facilidade.


Ayúdanos a conseguirlo

Back to top