Skip to Content

Posso levar o meu filho na moto?

DefaultAlt

27/01/2016

Os pais e mães condutores de moto devem conhecer a partir de que idade podem levar os seus filhos na moto. A moto conduzida com precaução é mais um meio de transporte para poder transportar as crianças à escola ou qualquer destino escapando ao trânsito denso e evitando os problemas de estacionamento.

Condição de idade

O código da estrada permite que um motorista leve um menor na moto sempre que se cumpra a seguinte condição: o passageiro de uma moto deve ser maior de 12 anos: A exceção que o regulamento permite é que o passageiro possa ser maior de 7 anos se o condutor da moto é o pai, a mãe, o tutor ou pessoas autorizadas por estes.

O que o regulamento procura é que o menor tenha idade suficiente para ter a consciência de ter que ir bem preso e sem mover-se durante todo o trajeto. Além disso, procura-se que o menor possa chegar com os pés às estribeiras do passageiro, embora não seja obrigatório que chegue.

Mais obrigações

As crianças, tal como os restantes passageiros na moto, deverão ir com um capacete homologado para moto e adaptado ao tamanho da sua cabeça. Deverão também viajar encaixadas atrás do condutor e nunca à frente. Só pode ir um passageiro na moto seja menor ou maior de idade.

Cadeirinhas infantis para moto

Nem todas as crianças conseguem chegar com os pés às estribeiras de todas as motos. Existem cadeirinhas infantis que se montam no assento do passageiro e montam estribeiras para os pés. A criança não fica presa ao assento e continuará a ter que estar concentrada em segurar-se, mas reduz-se a um mínimo a mobilidade do seu corpo. Há várias marcas que os desenham e são facilmente localizáveis na Internet. A única advertência: que sejam sempre cadeirinhas homologadas.

Para passageiros maiores que chegam sem problemas às estribeiras, mas que viajam em motos sem pegas para as mãos, existem vários tipos de acessório. Há pegas que se montam na moto, cintos de segurança para o condutor com pegas ou inclusivamente coletes para o condutor com pegas que o passageiro pode agarrar para estar mais seguro.

Tipos de moto na qual as crianças podem ir

Os passageiros devem cumprir as normas de idade anteriormente descrita em todos os veículos homologados como moto, sejam de duas ou de três rodas. Devem cumprir a norma inclusivamente nos “sidecar”, já que estão homologados como moto.

Nos ciclomotores que tenham homologado dois lugares também podem viajar os menores como passageiros, cumprindo a norma da idade, usando capacete e viajando encaixadas. Desde o dia 1 de janeiro de 2016, o condutor menor de idade de um ciclomotor pode levar um passageiro – antes só podiam fazê-lo os condutores maiores de idade- e poderá levar um passageiro maior de 12 anos.


conseguir-objetivo-cero

Back to top