Skip to Content

Devo levar a cadeirinha de carro nas minhas férias de verão?

¿Debo llevar la sillita de coche a mis vacaciones de verano?

29/06/2020

Pensando em viajar? Ao planejar uma viagem, devemos levar em consideração nossos deslocamentos e a maneira como estes serão realizados. Obviamente, a segurança deve vir em primeiro lugar e, se viajamos com crianças, o uso de um sistema de retenção infantil é essencial. 

A verdade é que tudo dependerá dos meios que serão usados para realizar os deslocamentos. Se vamos fazer a viagem inteira de carro, a questão está resolvida: devemos levar a cadeirinha conosco. As crianças com altura igual ou inferior a 1,35m devem usar um sistema de retenção infantil e devem ir nos bancos traseiros. Aqui revisamos o que diz a normativa. O mesmo acontece com os motorhomes. Aqui abordamos como viajar neste tipo de veículo. 

Pelo contrário, a dúvida pode surgir se vamos viajar de avião, de ônibus ou em qualquer outro meio de transporte, como o trem. Neste artigo, oferecemos algumas recomendações sobre como as crianças devem viajar de avião, moto ou ônibus.

Nesse caso, devemos nos perguntar como vamos nos deslocar no destino. Vai alugar um carro? Nesse caso, a criança deve viajar com uma cadeirinha. As empresas de aluguel de carros oferecem a opção de alugar uma cadeirinha junto com o veículo. Aqui é importante levar em consideração que nem todas as cadeirinhas são adequadas. O sistema de retenção infantil deve ser homologado e deve estar de acordo com a altura e peso da criança e, se possível, deve ir virado para trás. A opção mais confortável é, sem dúvida, o sistema ISOFIX para facilitar sua instalação, algo que será muito útil já que não conhecemos a cadeirinha. 

Obviamente, a empresa deve oferecer todas as garantias de que a cadeirinha está em boas condições e não está danificada ou já sofreu um acidente de trânsito. Lembramos aqui por que é importante que a cadeirinha esteja em bom estado.

No caso de deslocamentos com transporte público, como metrô, ônibus ou táxi, no caso dos ônibus, você deve usar o cinto de segurança. Se falamos de um cinto de dois pontos, a criança pode usá-lo sem problemas. O maior inconveniente acontece se o cinto tiver três pontos. Nesse caso, seria necessário um assento de elevação para que o cinto fique devidamente ajustado ao corpo da criança.

O que acontece se vamos andar de táxi? Nesse caso, devemos usar um sistema de retenção infantil, tanto em estradas interurbanas quanto em estradas urbanas. Embora na cidade não seja obrigatório, a segurança deve ser primordial. Devemos optar por táxis que ofereçam um sistema de retenção. Para isso, ao solicitar o serviço, você deve pedir um táxi que conte com a cadeirinha. O normal é que eles tenham uma cadeirinha destinada à vários grupos, que abarcam todos os pesos e idades, portanto, não deve ser um grande problema. O mesmo acontece quando falamos de veículos VTC.

Em todo caso, nós da Fundación MAPFRE  queremos enfatizar que a melhor maneira de viajar com crianças é com um sistema de retenção infantil homologado, adaptado à sua altura e peso, por mais curto que seja o trajeto e apesar da pressa que tenhamos. Só assim poderemos aproveitar nossas férias e viagens com total segurança para as crianças. 

Objetivo Zero
Back to top