Skip to Content

Sou obrigado por lei a instalar adequadamente a cadeira para carro segundo indicações do fabricante?

Sou obrigado por lei a instalar adequadamente a cadeira para carro segundo indicações do fabricante?

29/11/2017

Sabemos que obrigatoriamente as crianças menores de 1,35 cm devem ir com sistemas de retenção infantil homologados devidamente adaptados a sua altura e peso mas, como devem ir instaladas estas cadeiras? O regulamento diz algo a respeito?

O certo, é que efetivamente, o Regulamento Geral de Circulação faz menção a este ponto. Por um lado, determina que nos veículos de até 9 lugares, incluindo o condutor, as crianças menores de 1,35 cm devem utilizar sistemas de retenção infantil e os mesmos deverão ser instalados nos assentos traseiros. Há três exceções nas quais uma criança com cadeira pode ir no assento dianteiro:

  • Quando o veículo não tem banco de trás.
  • Que todos os assentos traseiros estejam ocupados por outras crianças em suas cadeiras.
  • Quando não seja possível instalar nos bancos todos os sistemas de retenção infantil.

Se por uma destas exceções, tiverem que ir no assento dianteiro, unicamente poderão ir virados para trás neste assento se o airbag frontal estiver desativado. Aqui como desativar o airbag.

Além de indicar onde deve ser colocada a cadeira, o Regulamento assinala como devem ser instaladas.Concretamente, estabelece que os sistemas de retenção infantil devem sempre ser instalados no veículo de acordo com as instruções do fabricante através de um manual, folheto ou publicação eletrónica. As instruções indicarão de que forma e em que tipo de veículo pode ser utilizada de forma segura.

Verifique ou não os agentes de tráfego da Guarda Civil se realmente instalamos a cadeira para carro de acordo com as instruções do fabricante, a verdade é que a regra é clara quanto a isso, então, em um determinado momento, poderá ser punido.

Longe da condição económica, devemos ter em mente que seguindo os conselhos do fabricante para a correta instalação da cadeira e fixação da criança garantiremos uma maior segurança das crianças nas viagens. Aqui oferecemos algumas recomendações sobre a instalação e fixação das crianças nas cadeiras.

Objetivo Zero
Back to top