Skip to Content

Isto é o que ocorre quando se vai nos assentos traseiros sem a devida segurança

Isto é o que ocorre quando se vai nos assentos traseiros sem a devida segurança

13/10/2017

As crianças menores de 135 cm com sistema de retenção infantil nos assentos traseiros (salvo determinadas exceções) e os adultos e maiores de 135 cm com cinto de segurança. Assim como determina a lei e o motivo está mais que justificado, é importantíssimo que os ocupantes dos assentos traseiros sempre viajem com o cinto de segurança.

Tanto os adultos como as crianças, noss assentos traseiros também devem i bem presos

Tal e como lembrado pela Direção Geral de Tráfego, usar o cinto de segurança nos assentos traseiros é fundamental. Os numerosos controles realizados demonstram que há um número maior de pessoas que não colocam o cinto de segurança quando viajam no banco traseiro se comparado com os dianteiros. Há que ter em mente que em um impacto frontal, a probabilidade de que o ocupante do assento traseiro se choque mortalmente a outro passageiro do assento dianteiro se multiplica por oito.

O cinto reduz pela metade o risco de morte em caso de acidente. A 80 km/h um choque frontal sem cinto de segurança, normalmente, o resultado é a morte ou lesões graves.

As crianças menores de 135 cm, devem viajar com cadeiras nos assentos traseiros

Os motivos para utilizar o cinto estão mais que justificados: Protege de ser lançado do assento, assim como se chocar contra o para-brisas. As crianças menores de 135 cm são muito pequenas para irem só com o cinto de segurança. Por este motivo precisam de sistemas de retenção infantil apropriados a sua altura e peso.

O que ocorre se uma criança menor de 135 cm viaja nos assentos traseiros só com o cinto de segurança? Tal e como mostrado no crash test realizado pela  Fundación MAPFRE, o cinto pressiona a zona do pescoço da criança podendo provocar lesões graves nesta área. Também se observa que o manequim desliza para frente fazendo com que o cinto pressione seu abdómen podendo provocar uma situação chamada de efeito submarino:

Por isso não basta apenas colocar o cinto de segurança na criança, ela deve ir sempre com o correspondente sistema de retenção infantil. Se tiver dúvidas de qual cadeira é a mais apropriada, aqui você irá encontrar recomendações para escolher o SRI mais adequado segundo a altura e peso da criança.

O que ocorre se você não usar nenhum sustema de segurança?

Já sabemos o que ocorre quando viajam sem nenhum sistema de retenção. Conforme mostrado pela Direção Geral de Tráfego em muitas de suas campanhas

Isto é o que ocorre quando quem vai no assento traseiro sem utilizar o cinto é um adulto, tal e como mostra o IIHS (Insurance Institute for Highway Safety)


Um crash test realizado pela ADAC mostra o que ocorre, além disso, quando a criança em questão viaja sem nenhum sistema de retenção e olhando pelo vidro traseiro. A criança sai voando, chocando-se com a parte dianteira do veículo:

Back to top