Skip to Content

Quais informações você precisa saber se for presentear um sistema de retenção de infantil no Natal?

¿Qué información necesitan conocer quiénes van a regalar un sistema de retención infantil por Navidades?

12/12/2019

O Natal está chegando e com ele vêm os presentes. Um bom sistema de retenção infantil pode ser um presente muito interessante para muitas pessoas, mas para fazer a compra certa, é preciso considerar uma série de questões importantes. 

Se você conhece alguém que deseja dar um SRI de presente neste Natal (ou se essa pessoa é você mesmo), aqui repassamos as informações mais relevantes e resumidas em seis pontos:

1. A cadeirinha deve ser específica para a criança e suas condições físicas. Nem todas as crianças são iguais e, portanto, devemos conhecer as características físicas da criança antes de adquirir uma cadeira. A altura é essencial e também o peso da criança. Obviamente, se é uma criança com necessidades especiais, devemos adicionar esse importante fator à equação.

2. A cadeirinha deve sempre ser um modelo homologado. Na Espanha, contamos com dois tipos de homologação: R44-04 e R-129.

3. É conveniente saber em qual modelo de carro a cadeira será instalada, para levá-lo em consideração. Se falamos de i-Size (R-129), as cadeirinhas costumam ser maiores e os veículos devem estar adaptados aos regulamentos. Por outro lado, para qualquer cadeira isofix ou i-Size, o veículo deve poder suportar a perna de apoio ou o Top Tether. Atualmente, recomendamos o uso de cadeiras com isofix devido à facilidade de instalação e porque geralmente elimina os erros humanos na hora de instalar o dispositivo de retenção.

4. Seguindo a recomendação que fazemos na Fundación MAPFRE, é conveniente que as crianças viajem durante o maior tempo possível viradas para trás e pelo menos até os 4 anos de idade. Portanto, uma boa opção é presentear uma cadeira projetada para ser instalada nessa posição, pois oferece maior proteção na área do pescoço e da cabeça, principalmente em impactos frontais. 

5. Para as crianças mais velhas, os assentos de elevação com encosto são a melhor opção. Recomenda-se que o referido encosto tenha uma proteção lateral para a cabeça, que também serve como guia para o cinto de segurança. Recomendamos esperar os 150 cm para poder ajustar corretamente o cinto de segurança.

6. É recomendável adquirir o SRI em lojas especializadas que contem com funcionários experientes. Não recomendamos, ademais, a compra de cadeirinhas de segunda mão porque não se sabe como foi seu uso, e até mesmo se já sofreu os efeitos de uma colisão. As cadeirinhas têm uma vida útil de aproximadamente 6 anos. 

Com tudo isso, se sabemos que uma pessoa quer presentear um sistema de retenção infantil neste Natal, é importante que os informemos sobre os pontos que devem ser levados em consideração: a altura e o peso da criança, se prefere uma cadeirinha homologada pelo R-129 ou R-44, se o carro em questão conta com Isofix, o modelo do carro em que a cadeirinha será utilizada, se quer e pode ir virada para trás (lembre-se de que é o mais seguro)...

Neste infográfico, oferecemos alguns conselhos para escolher o melhor SRI:

Consejos SRI


 

Objetivo Zero
Back to top