Skip to Content

Fundación MAPFRE, conselhos de segurança viária infantil desde o primeiro ultra-som

Fundación MAPFRE, consejos de seguridad vial infantil desde la primera ecografía

19/09/2018

Você sabia que podemos e devemos proteger o bebê inclusive antes do seu nascimento quando viajamos de carro? É que a proteção das crianças deve ter início desde a gravidez. Para isso, a gestante deve usar o cinto de segurança, sempre que seja contraindicado pelo médico, caso seja, a melhor opção é evitar na medida do possível as o uso de veículos. 

A Fundación MAPFRE  conta com o Guia ‘Bebês e crianças seguras no carro. Cadeirinhas para carro’, que junto com a Federação de Associações de Parteiras da Espanha (FAPE) oferece recomendações sobre como devem viajar as crianças desde fase da gestação até que possam deixar os sistemas de retenção infantil e passar diretamente para o uso do cinto de segurança. 

SEGUROS DESDE O PRIMEIRO MOMENTO

Devemos considerar que geralmente, é seguro dirigir durante a maior parte da gravidez. Em todo caso, é o obstetra ou a parteira que pode recomendar deixar de seguir dirigindo por complicações ou por maior segurança. Igualmente, recomenda-se não conduzir quando:

-a barriga fica muito próximo do volante. Deve ter ao menos 20 cm entre ambos. 

-a mãe sente enjoos nos trajetos, seja porque não se encontra suficientemente ágil, cômoda ou por problemas de saúde.

Tanto como condutora, como passageira, a melhor forma de proteger o bebê e a mãe é com o cinto de segurança. Neste caso, um cinto pode salvar duas vidas. Para isso, é importantíssimo que seja colocado de forma correta:

-A faixa inferior do cinto deve estar por baixo do ventre e acima dos ossos da pélvis.

-A faixa superior deve passar acima da zona média do esterno e da clavícula. Não deve ficar muito perto do pescoço. É importante que a faixa superior nunca fique sobre a barriga ou sobre um dos seios, nem por baixo do braço ou da axila. 

-Não deve ser utilizado almofada sobre o assento. Também não recomendam-se pinças para o cinto.

Atualmente há no mercado dispositivos que podem ajudar a adaptar o cinto em grávidas de forma correta. Claro, sempre devem estar devidamente homologados. 

Neste infográfico oferecemos para você conselhos para viajar de forma segura tanto antes como após a gravidez:

La seguridad antes y después del embarazo

Objetivo Zero
Back to top