Skip to Content

Muito frio? Essa deve ser a temperatura dentro da cabine, tanto para o motorista quanto para as crianças.

¿Demasiado frío? Así debe ser la temperatura dentro del habitáculo tanto para el conductor como para los niños

03/03/2020

É seguro que nosso filho use casaco enquanto está sentado na cadeirinha? Devido às baixas temperaturas e às condições climáticas, como a chuva, o vento ou a neve, podemos sentir tentados a assumir certos riscos que podem comprometer nossa segurança. 

Temperatura no interior do veículo: 

Por um lado, ligar o ar-condicionado ou aquecedor em uma temperatura muito alta pode afetar diretamente a capacidade do motorista, pois reduz significativamente nossa capacidade de concentração ao volante e também contribui para o aparecimento da fadiga ou sonolência. 

Em relação a outros usuários, o excesso de calor também pode afetar o seu conforto, especialmente para a criança na cadeirinha, porque uma temperatura muito alta pode levar à transpiração excessiva. Deve-se ter em mente que, nos casos mais extremos, você pode até sofrer um golpe de calor, que surge como resultado de uma falha aguda na termorregulação e constitui uma emergência médica extrema.

Não é recomendado ajustar o aquecimento para além dos 21-23 graus, e é necessário evitar que o jato de ar vá diretamente na direção da criança.

Também é importante manter a temperatura da cabine com uma regulação adequada e homogênea. Se o veículo contar com um climatizador automático, regulará a temperatura diretamente. 

Casaco:

Não é recomendável entrar no carro com casacos grandes e volumosos. Por um lado, impede a liberdade de movimento do motorista e, por outro, afeta diretamente a eficiência do cinto de segurança, que não fica adequadamente ajustado, podendo produzir o efeito conhecido ‘submarino’. 

No que diz respeito às crianças, foi demonstrado que é perigoso colocar a criança no sistema de retenção com casacos ou com muitas roupas. O corpo da criança pode deslizar para dentro do casaco e, além disso, o volume do casaco faz com que o arnês fique muito frouxo e, por engano, pensemos que está bem preso. Te lembramos que um arnês apertado é um arnês seguro. Na verdade, apenas dois dedos devem entrar no espaço entre o corpo da criança e o arnês, no máximo.

Por todos esses motivos, é necessário dedicar um tempo para retirar o casaco e colocar a criança corretamente no sistema de retenção infantil. 

Capas de inverno:

O ideal é que o veículo esteja a uma temperatura ideal, onde não seja necessário usar qualquer tipo de casaco. 

Se você decidir colocar uma capa de inverno na cadeirinha, leve em consideração as instruções do fabricante da cadeirinha. 

No mercado, você pode encontrar alguma marca que ofereça capas específicas para determinadas cadeiras. Se essas capas forem comercializadas pelo próprio fabricante para a cadeirinha em questão, geralmente não irão interferir na segurança, pois são projetadas especificamente e possuem os slots necessários para o arnês ou para o cinto de segurança.  

De qualquer forma, a Fundación MAPFRE não recomenda o uso de nenhum produto não homologado ou não recomendado pelo próprio fabricante.

Objetivo Zero
Back to top