Os fisioterapeutas enfatizam a importância do encosto de cabeça nas cadeirinhas para carro

Los fisioterapeutas destacan la importancia del reposacabezas en las sillitas de coche

29/01/2019

A Associação Profissional de Fisioterapeutas da Comunidade de Madrid (Cpfcm) desenvolveu um vídeo com recomendações sobre como transportar crianças com segurança no veículo. Nele, destaca-se a importância do encosto de cabeça, de colocá-lo na altura adequada e de como certos acessórios podem evitar a má postura se a criança adormecer

Primeiro, a Associação Profissional de Fisioterapeutas da Comunidade de Madrid destaca a importância de as crianças sempre viajarem em um sistema de retenção infantil de acordo com a altura, peso e idade da criança e, é claro, que está devidamente homologado.

Também recomendam que as crianças usem as cadeirinhas viradas para trás e enfatizam que há certos SRI que não são projetados para as crianças irem muito tempo, especificamente o 'tipo de ovo', pois pode tem 'efeitos nocivos sobre a coluna vertebral'. Devem viajar nestes SRI porque são mais seguros, mas não devem permanecer muito tempo, não são aconselhados para viagens muito longas. O ideal é realizar intervalos a cada hora e meia ou duas horas.

Esses profissionais também destacam a necessidade de colocar corretamente o cinto de segurança e para não colocar as crianças nos assentos com o casaco

Com relação ao encosto de cabeça, os fisioterapeutas da Comunidade de Madrid enfatizam que devem ser bem regulados na altura e valorizam a importância de certos acessórios projetados para evitar a má postura da cabeça das crianças que acabam dormindo.

Nesta linha, também valorizam positivamente os  espelhos interiores para poder visualizar as crianças quando elas viajam em cadeirinhas viradas para trás e enfatizam a importância de não viajar nos assentos dianteiros.

Quando se trata de pais, os fisioterapeutas enfatizam que eles devem ter cuidado ao colocar e retirar as crianças das cadeirinhas, sendo importante a ergonomia, já que não deve causar desconforto no adulto. Também é aconselhável abrir a porta tanto quanto possível para um melhor acesso.