Skip to Content

Seu filho vai sozinho à escola? Evite que cometa esses erros

¿Va el niño solo al colegio? Evita que cometa estos errores

21/01/2020

Chega um momento na vida das crianças, e de seus pais, em que surge a questão de ir sozinhos à escola. Pode ser mais cedo ou mais tarde, mas para alguns sempre parecerá muito cedo, enquanto para outros (para as crianças) parecerá tarde demais.

A verdade é que não é possível determinar com precisão, muito menos de modo geral, em que momento a criança está preparada para ir sozinha à escola. Cada indivíduo é um mundo e, por isso, não é possível determinar a idade ou o momento exato em que as crianças mudam ou alcançam determinado ponto de desenvolvimento em que já conseguem se deslocar sozinhos em segurança.

Apesar de tudo isso, estima-se que uma idade ideal para começar a usufruir dessa autonomia é entre os 9 e 12 anos, como mencionado neste artigo com conselhos para a hora das crianças começarem a ir sozinhas à escola.

Os riscos de ir sozinhos à escola 

Sem querer ser alarmista, as crianças enfrentam certos riscos quando vão à escola sozinhas. Para ilustrar os diferentes tipos de riscos que as crianças enfrentam ao irem à escola a pé, a SafeKids desenvolveu um aplicativo que ajuda as próprias crianças a entender o que não devem fazer e quais são os comportamentos corretos.

Chama-se «How to walk» (Como caminhar) e, embora esteja disponível apenas em inglês, podemos nos deparar com as seguintes ameaças:

1. Andar distraído enquanto ouve música com fones de ouvido ou enquanto olha para o celular: ao caminhar para a escola, a criança não deve usar fones de ouvido (que mascaram o som ambiente e dos carros), nem se preocupar com o celular, as redes sociais ou qualquer distração.

2. Atravessar a rua em um local inadequado: para atravessar a rua, as crianças devem utilizar as faixas e semáforos para pedestres. Devem sempre evitar atravessar em áreas inadequadas para evitar atropelamentos.

3. Andar à noite com roupas escuras: é um erro grave. À noite, devem usar roupas claras ou algum objeto que reflita bem a luz e caminhar, sempre que possível, por áreas iluminadas e adequadas para pedestres.

4. Não perceber motoristas distraídos: devem sempre esperar até que todos os veículos que se aproximam de uma faixa de pedestre parem completamente. Não devem prestar atenção aos sinais dos motoristas para que atravessem a rua, mas garantir que não haja veículos em movimento antes de começar a atravessar.

5. Caminhar por uma estrada incorretamente: se não houver outra escolha, devem caminhar pela estrada de modo que consigam ver os carros vindo e sempre devem fazê-lo o mais longe possível dos veículos.

6. Não prestar atenção nos carros que estão dando marcha à ré: ao dar marcha à ré, a visibilidade do motorista é menor, por isso as crianças devem evitar andar atrás desses veículos, principalmente de ônibus e caminhões.

7. O segundo carro: às vezes, embora existam veículos que param na faixa de pedestres, outros motoristas não têm tempo para fazê-lo ou pensam que podem passar antes que os pedestres cheguem à sua faixa. As crianças devem sempre esperar que todos os veículos estejam completamente parados, para atravessar com segurança.

Objetivo Zero
Back to top