Skip to Content

Volta ou saída de férias: conselhos para que todos viagem de maneira correta no carro

Vuelta de vacaciones o salida: Consejos para que todos vayan de forma correcta en el coche

29/07/2016

Final de julho e início de agosto é um dos períodos do ano com o maior número de viagens de longa distância, uma vez que coincidem na estrada aqueles que estão no final das suas férias e voltam de um descanso merecido com os que começam a sua temporada de verão e têm de ir para o seu local de férias. Muitas vezes, pensamos em como vamos colocar a bagagem, como vamos levar animais de estimação e se todos cabem no mesmo veículo, mas sabes como devemos colocar-nos?

Diante de tantas pessoas que se deslocam ao mesmo tempo, devemos levar em conta algumas diretrizes para que a viagem, seja a curto ou longo prazo, seja realizada como planejado. Para isso, realizaremos as revisões apropriadas no carro, organizaremos a viagem (com paradas a cada 2 horas ou quando estamos cansados), evitaremos distrações ao máximo e levaremos um kit de emergência com tudo que tu precisas, especialmente se viajas com crianças com necessidades especiais.

COLOCAÇÃO DOS PASSAGEIROS

Algo que tende a ficar claro é quem será o encarregado de dirigir em primeiro lugar. É aconselhável ter um segundo motorista disponível.

No banco do carona, recomenda-se que coloque alguém que possa nos ajudar, se necessário, que possa fornecer-nos orientações sobre o trajecto, que saiba lidar com os principais elementos do carro...

Lembra-te que em nenhum caso podemos colocar um menor com uma altura inferior ou igual a 1,35 centímetros à frente. Eles devem sempre viajar naparte traseira do veículo e no sistema de retenção adequado, tal como indicado pela normativa. Há três excepções em que uma criança destas características possa viajar na frente: quando o veículo não tem bancos traseiros, quando os bancos traseiros estejam ocupados por outras crianças em suas sistemas de retenção ou quando não é possível instalar sistemas de retenção nesses bancos traseiros.

Ao saber disso, devemos escolher em qual banco vamos colocar a cadeira para auto. Para isso, é preciso saber se o SRI que usamos conta com o sistema ISOFIX. Neste caso, temos de colocar a cadeira no assento que conte com este sistema. Existem vários, mas o mais recomendável é que coloquemos a criança no banco traseiro central, por estar mais longe de qualquer área de impacto, desde que a cadeira da criança possa ser instalada corretamente no lugar.

No caso de não ser uma cadeira de criança com sistema ISOFIX, é necessário que os assentos contem com cintos de segurança. Lembra-te neste vídeo como colocar um sistema de retenção para crianças em ambos os casos:

Uma vez que tenhamos o assento onde colocaremos a criança com a cadeira, tu podes colocar os outros passageiros. É aconselhável colocar a criança próxima a alguém que pode estar à disposição dela e que possa distraí-la.

No caso de ter viajar com varias crianças, recomendamos o artigo: ‘Com quantas crianças posso viajar no carro com cadeiras para auto?’

ANIMAIS E BAGAGEM

Lembra-te que toda a bagagem deve estar devidamente colocada no bagageiro. Não deixes quaisquer objetos soltos no interior da cabine, já que este sairá disparado em caso de impacto aumentando consideravelmente o seu peso. Se necessário, adiciones uma grade para separar ambos os espaços e se certificares que tudo está seguro.

Não carregues demais o carro e distribuas as malas de maneira uniforme. Coloques as malas mais pesadas abaixo, ainda que não sejam as mais volumosas. Assim, manteremos o centro de gravidade do veículo o mais baixo possível.

Se viajares com animais de estimação, lembra-te que eles também devem ser protegidos. Se são pequenos, eles podem ir em uma trasportin ou com um cinto específico na parte traseira. Pelo contrário, se falamos de animais maiores, eles devem estar no bagageiro, assim poderás precisar de uma rede ou grade para separar as malas do animal.

Aconselhamos os artígos ‘Como nosso animal de estimação debe viajar no carro?’ y ‘Como viajar com um cachorro e uma criança de maneira segura?’.

Ayúdanos a conseguirlo

Back to top