Skip to Content

Estes são os fatores que devem ser levados em conta na hora de escolher a bicicleta perfeita para seu filho

Estos son los factores que hay que tener en cuenta para elegir la bicicleta perfecta para tu hijo

04/01/2021

Qual deve ser o tamanho da bicicleta? É aconselhável começar com uma bicicleta de equilíbrio sem rodas e sem pedais? Em que momento a criança pode aprender a andar de bicicleta? Muitas são as dúvidas que podem surgir na hora de escolher a bicicleta ideal. Oferecemos a seguir algumas recomendações para não cometer erros. 

Se queremos que nosso filho comece no mundo das bicicletas, mas estamos falando de crianças de 2 ou 3 anos, sem dúvida, uma das melhores opções é uma bicicleta de equilíbrio. São perfeitas para um primeiro contato. Esses tipos de bicicletas não têm rodinhas nem pedais. A criança deve movimentar a bicicleta movendo as pernas, como se estivesse andando. 

Uma vez que tenhamos observado que a criança tem equilíbrio e habilidade suficientes, ela pode passar para a bicicleta com rodas, entre os 3 e 4 anos, embora tudo dependa do desenvolvimento da criança. Esse tipo de bicicleta tem a vantagem de que as rodinhas podem ser retiradas posteriormente, uma vez que a criança esteja pronta para aprender a andar de bicicleta sem ajuda externa. Você não deve cometer o erro de querer forçar seu filho a andar de bicicleta antes do tempo. Cada criança tem seu próprio ritmo. São elas que nos dirão quando estão prontas para andar sobre duas rodas. 

Se a criança for mais velha e já souber andar de bicicleta, deve-se escolher a bicicleta de acordo com o uso que será dado a ela: se vai ser para se locomover na cidade, para ir à montanha ou para bikeparks. 

A altura da criança também é determinante. Devemos ter em conta que a criança deve conseguir colocar os pés no chão sem qualquer dificuldade. Obviamente, teremos que ir mudando de bicicleta conforme a criança vai crescendo. Em média, isso acontece a cada dois anos. Também é importante que a bicicleta não seja muito pesada, para que não seja difícil movê-la. 

A qualidade dos componentes é igualmente importante, principalmente quando se fala em durabilidade e segurança da bicicleta: freios, rodas, rolamentos, banco, suspensão...

Antes de permitir que uma criança ande de bicicleta sozinha, sem a supervisão de um adulto, é necessário que ela conheça as principais normas de trânsito e que tenha autonomia e responsabilidade suficientes para fazê-lo. Aqui oferecemos algumas dicas para o uso correto da bicicleta pelas crianças.

Por fim, é importante destacar a necessidade de contar com elementos de segurança, como é o caso do capacete, elementos refletivos, luzes, joelheiras e cotoveleiras...

Objetivo Zero
Back to top