Skip to Content

Evite os choques térmico nas crianças com estas 10 dicas

Evite os choques térmico nas crianças com estas 10 dicas

07/06/2017

Já abordamos anteriormente que as crianças podem sofrer choques térmico não só nos meses de julho e agosto, já que dias com temperatura muito elevada são registradas durante todo o ano. No entanto, as possibilidades de sofrerem choque térmico aumenta, sobretudo, durante estes meses de verão. A seguir, detalhamos 10 dicas que devemos seguir para evitar os choques térmico.

 

Tal e como mostrado no Dossiê informativo ‘Crianças nos automóveis e o choque térmico na infância’ (Espanhol), desenvolvido pela Fundación MAPFRE, um choque térmico, é um dos casos mais graves de hipertermia.

Trata-se do sobre-aquecimento o corpo que sofre devido às altas temperaturas ou a um excesso de exercício físico. A falta de hidratação faz que diversos órgãos deixem de funcionar de forma habitual.

Devemos ter em conta que o choque térmico pode ocorrer tanto se deixarmos a criança dentro do carro sob o sol quente, assim como deixa-la exposta a situações com humidade e temperaturas elevadas, sem proteção e nem hidratação adequada.

10 minutos já são suficientes para que a criança sofra choque térmico dentro do carro, isso considerando que a temperatura exterior esteja apenas 25 graus.

 

Vehículo expuesto a luz solar


A seguir, 10 dicas de prevenção contra o choque térmico elaborado pela Fundación MAPFRE e a Associação Espanhola de Pediatria:

  1. Há que ter extrema atenção com as crianças pequenas, sobretudo as menores de 1 ano, e aquelas que sofram alguma doença crônica que dificulte transpirar, bem como aqueles que estejam tomando determinados medicamentos como por exemplo anti-histamínicos.
  2. As crianças devem estar sempre bem hidratadas, ainda que não peçam água. No caso da amamentação, deve oferecer o peito de maneira frequente.
  3. Beber pequenas quantidades a cada 15 e 30 minutos se fizer esporte.
  4. Evitar fazer exercício intenso nas horas de mais calor. As brincadeiras com as crianças devem ser tranquilos.
  5. Recomenda-se utilizar roupa mais folgada, leve e transpirável, de cores claras. As crianças devem usar um boné para proteger a cabeça . Aconselha-se molhar o corpo ou tomar banho com frequência.
  6. As crianças não devem passar muito tempo no sol ou em altas temperaturas.
  7. Portanto, nunca se deve deixar a criança dentro do carro sozinha, nem ficar com ela quando o carro estiver estacionado e fechado.

Dicas especiais no carro

  1. Segue o acrônimo ‘AAA’:
    Antecipe e nunca deixe uma criança sozinha dentro do carro, nem por um minuto, e feche bem o veículo para que não possam entrar.
    Se acostume e criar bons hábitos e costumes. Coloque os objetos que julgar necessário na parte de trás do seu carro, junto a seu filho. Normalmente objetos que for precisar durante a viajem. Portanto, o objeto não deve oferecer nenhum perigo em caso de frenagem.
    Ligue no número 112 se ver uma criança sozinha dentro do carro.
  2. Ensine as crianças que não devem jogar no interior dos carros e nem ao seu redor.
  3. Mantenha as chaves e comandos eletrónicos do veículo fora do alcance e da vista das crianças. Assim irá evitar que elas possam entrar no veículo sem teu conhecimento.


Ayúdanos a conseguirlo

Back to top