Skip to Content

EUA - Em que estados é obrigatório o uso de cadeira infantil e até que idade?

DefaultAlt

28/09/2015

Tal e como explicamos em um artigo anterior, em todos os estados e territórios associados dos EUA é obrigatório, de uma forma ou de outra, que as crianças utilizem um tipo de sistema de retenção. Para ter uma ideia mais clara de como é a norma a cumprir, vamos revisar como é a situação em quatro estados com as cidades com maior número de habitantes dos EUA: New York, California, Illinois e Texas.

No estado de New York é obrigatório utilizar uma cadeira para bebês até os 3 anos de idade, exceto quando a criança pesa mais de 40 libras e o veículo não tem cinto de segurança, nem abdominal (lap belt), nem de ombro (lap/shoulder belt) e depois se utiliza outra cadeira dos 4 aos 7 anos, a menos que o veículo não tenha cinto de segurança.

O uso do cinto de segurança do veículo é admissível para crianças entre 8 e 15 anos (e mais de 40 libras de peso) e de 4 a 7 anos se o veículo tem cinto de segurança.

No estado da California as crianças menores de 8 anos e com altura inferior a 57 polegadas devem utilizar um sistema de retenção infantil adaptado à sua idade e altura, e devem ir no banco de trás (quando possível).

O uso do cinto de segurança é admissível para crianças entre 8 e 15 anos, ou altura superior a 57 polegadas.

No estado de Illinois devem utilizar uma cadeira infantil adequada os menores de 8 anos. É admissível o uso do cinto de segurança do automóvel para crianças entre 8 e 15 anos, e também com peso superior a 40 libras e sempre no banco de trás com cinto de segurança abdominal.

No estado do Texas as crianças de até 7 anos de idade e altura inferior a 57 polegadas devem utilizar uma cadeira adequada à idade e altura. Não há considerações específicas sobre o uso do cinto de segurança do veículo no caso de crianças de maior idade ou altura (o uso é voluntário).

É muito importante lembrar que a criança somente pode utilizar o cinto de segurança de três pontos do automóvel (abdominal/ombro) sem um booster, quando tem altura suficiente para que a faixa diagonal do cinto fique sobre o centro do ombro, e não sobre o pescoço da criança.

Para conhecer a regulamentação de outros estados consulte o site da GHSA ou a agência de segurança na estrada de seu estado (State Highway Safety Offices).

Fonte: GHSA

Back to top