Skip to Content

Novos estudos da Fundación Mapfre sobre segurança viária

DefaultAlt

11/10/2015

A FUNDACIÓN MAPFRE conta com muitos estudos realizados por expertos em Segurança Viária, com a finalidade de oferecer soluções a problemas específicos de nossa rede viária, e também dos condutores e ocupantes, ou dos diferentes veículos de nossas estradas. Estes estudos rigorosos servem como base tanto para sua divulgação em meios especializados, como para formar parte das ferramentas de trabalho das mais variadas instituições governamentais.

Os dois últimos estudos apresentados estão muitos relacionados entre si para oferecer propostas claras e específicas que ajudam a promover a Segurança Viária em todos os âmbitos. Destacam fatores que influem na Segurança Viária com grande importância, por um lado, também falam de ações que podem ser tratadas pelos Governos e instituições para, definitivamente, o interesse e o avanço em matéria de Segurança Viária real e efetivo.

Contribuição da estrada para a melhora da segurança viária na Espanha

O objetivo do estudo é analisar como as melhoras e modificações nas estradas da rede viária podem influir em uma melhora substancial da Segurança Viária, valorando a viabilidade de seis medidas específicas:

  • Construção de vias de grande capacidade.
  • Construção de vias de circunvalação nas cidades.
  • Eliminação de trechos de concentração de acidentes.
  • Melhora da segurança das margens das vias.
  • Iluminação de trechos singulares de estradas.
  • Melhora das intersecções.

É fundamental planejar a melhora das vias deste tipo, as estradas convencionais ou secundárias, já que se este tipo de via tenha o mesmo índice de segurança que as estradas, para diminuir as vítimas mortais em mais de 750 pessoas por ano. Da mesma forma, a eliminação de pontos negros ou a incorporação de soluções bem testadas e certificadas como as estradas de 2+1 pistas seriam uma importante redução nas vítimas mortais por acidente em estrada.

Para saber mais | Contribuição da estradas à melhora da segurança viária na Espanha

Planos estratégicos europeus de segurança viária

Com a evidente paralização no descenso de vítimas em acidentes de trânsito que podemos observar em nosso país e na União Europeia (tanto em falecidos como feridos), a FUNDACIÓN MAPFRE realiza um estudo rigoroso para apresentar as medidas que podem ser realizadas, implantadas e propostas para conseguir nosso objetivo: chegar a esse Objetivo Zero vítimas.

  • O documento está dirigido a três audiências principais:
  • Os responsáveis das políticas de segurança viária.
  • Os profissionais da segurança viária.

Cada audiência pode contribuir a diminuir cada ano, mais e mais, o número de vítimas por acidentes de trânsito, com pedestres, passageiros de qualquer idade e motoristas.

Neste estudo foram analisadas as propostas mais recentes da Comissão Europeia e as medidas incluídas nos planos e estratégias de segurança viária, para oferecer em forma de um quadro resumo as chaves para continuar a salvar cada vez mais vidas.

Para saber mais | Planos estratégicos europeus de segurança viária

Back to top