Skip to Content

Tu és estrangeiro e novo em Espanha? Aqui estão dicas para viajar de carro com crianças

¿Eres extranjero y nuevo en España? Aquí las claves para viajar con niños en coche

25/07/2016

A Espanha é o lugar ideal para passar uns dias de férias com nossos filhos. As condições climáticas, gastronomia, cultura... tudo faz com que seja um destino perfeito para as férias. Se estiveres indo para a Espanha ou se já se encontra aí, tu deves saber que, além de muitas coisas para fazer, também existem regras para que as crianças viajem com segurança.

Segundo as novas mudanças aprovadas pelo Decreto Real 667/2015 de 17 de julho que passou a vigorar em primeiro de outubro de 2015, as crianças devem viajar em carros da seguinte maneira:

Nos veículos de até nove lugares, incluindo o condutor, os ocupantes menores de idade com estatura menor ou igual a 1,35 cm de altura devem viajar no banco traseiro, utilizando um sistema de retenção aprovado adequado para sua altura e peso.

Para esta lei, há três excepções:

  • Que o veículo não disponha de bancos traseiros.
  • Que todos os bancos traseiros estejam ocupados por outros menos com seus respectivos sistemas de retenção.
  • Que não seja possível instalar sistemas de retenção em tais bancos.

Além disso, caso os assentos dianteiros sejam ocupados e o veículo disponha de airbags frontais, os sistemas de retenção só poderão ser utilizados virados contra a marcha caso o airbag encontre-se desactivado.

Em Espanha, se cintos de segurança e outros sistemas de retenção infantil não estiverem instalados, é considerado infracção grave ou muito grave.

Esta é a lei a um nível geral, mas não só se aplica a carros particulares, mas também a carros alugados, uma forma de viajar muito recorrida para este tipo de viagens de verão.

Neste sentido, recomendamos o artigo Que segurança as empresas de aluguel de carro oferecem para as crianças na Espanha? , onde é abordado os diversos serviços que as empresas de aluguel de carros nos oferecem no que se refere à proteção dos menores.

Se tu não vais usar o carro e fará uso de outros meios de transporte como aviões ou moto, recomendamos o artigo ‘Como uma criança deve ir caso vá viajar de avião, carro, moto, bicicleta ou autocarro neste verão?’ assim como o infográfico ‘Utilização das cadeiras infantis para carro nos diferentes meios de transporte’ .

TIPOS DE CADEIRAS PARA AUTO: I-SIZE

Tu deves saber que a Espanha é regida pelas diretrizes da União Europeia, por isso, se tu pertences a um dos Estados membros certamente compartilhas das mesmas regras e exigências.

Se não, deves saber que para que um sistema de retenção infantil (SRI) possa ser usado em Espanha e em toda a União Europeia, este deve ser aprovado em um conjunto de requisitos. Até recentemente, era utilizada a norma de homologação ECE R44/04 (ainda em vigor, mas que será gradualmente substituída pela nova). Atualmente, temos regulamentos i-Size, que é mais universal e cataloga os assentos de acordo com o tamanho e peso.

Aqui tem toda a informação sobre a normativa i-SIZE , assim como respostas às principais dúvidas.

Se tu tens que escolher um SRI e não sabes qual, nós recomendamos que consultes nosso guia ‘Bebês e crianças seguros no carro’ com informações práticas para realizar uma viagem segura.


Ayúdanos a conseguirlo

Back to top