Skip to Content

Estas são as razões pelas quais você não deve fumar e dirigir ao mesmo tempo

27/05/2021

Fumar dentro do veículo é um mau hábito prejudicial, tanto para a saúde como para a segurança viária. Por ocasião do Dia Mundial Sem Tabaco, comemorado no dia 31 de maio, listamos as razões pelas quais fumar e dirigir são incompatíveis. 

1- Quando você fuma dentro de um veículo, não está prejudicando apenas a sua saúde, mas também a de outros passageiros. Eles automaticamente se tornam fumantes passivos. De acordo com o Ministério de Assuntos Sociais, Saúde e Direitos da Mulher francesa, a concentração de partículas nos assentos traseiros do carro é dez vezes maior que no caso do assento do motorista e ultrapassa três vezes o nível médio máximo admitido pela OMS.

2- É uma distração. Desde o processo de acender o cigarro, passando pelo fato de descartar a cinza e até mesmo apagar a bituca do cigarro. Tirar os olhos da estrada, manter uma das mãos ocupada... De acordo com a Direção Geral de Trânsito (DGT), pelo menos 5% dos acidentes de trânsito podem ser atribuídos ao tabagismo dentro do veículo.

3- Pior reação a imprevistos. Além de distrair, ter um cigarro na mão faz com que o motorista não reaja a tempo ante imprevistos na estrada. Mudar de marcha ou girar o volante são ações que não são realizadas com a mesma agilidade se houver apenas uma mão 100% disponível. Lembre-se de que precisamos das duas mãos, especialmente se quisermos fazer curvas ou movimentos.

4- A fumaça pode afetar nosso campo de visão e irritar os olhos. Lembre-se de que a maior parte das informações se adquire por meio da visão, especialmente importante quando estamos ao volante.

5- Fumar favorece o aparecimento da tosse. Sofrer um ataque de tosse enquanto dirige pode ser muito perigoso, pois o obriga a tirar os olhos da estrada. 

6- Doenças associadas e agravadas pelo tabaco também afetam a capacidade de dirigir. Por exemplo, uma pessoa com alergia pode notar um agravamento dos seus sintomas se fumar. 

7- Muitos países, como Inglaterra e França, proibiram fumar no carro se houver menores de idade nele. Embora não seja explicitamente legislado na Espanha, é possível levar uma multa por esse motivo. O atual Regulamento de Circulação na Espanha em seu artigo  estabelece que “o motorista de um veículo é obrigado a manter sua própria liberdade de movimento, o campo de visão necessário e a atenção permanente à direção, que garantam a sua própria segurança, a do resto dos ocupantes do veículo e a dos outros usuários da estrada”. 

Com isso, pode-se entender que a multa é aplicável pelo uso de qualquer elemento que impeça o motorista de se movimentar adequadamente, pois estaria colocando em risco a segurança do motorista e de seus passageiros.

Objetivo Zero
Back to top