Skip to Content

Estas são as razões para não se deixar uma criança sozinha no carro

Criança dormindo no carro

23/07/2015

Falamos de “carro sob o sol”, mas o melhor é que esta situação não venha a se concretizar, mesmo que seja lógico pensar que um carro sob o sol sofrerá um aumento da temperatura interna muito mais rápido que um carro estacionado à sombra, e que o perigo seja muito maior.

Um carro sob o sol funciona como um forno: absorve o calor proveniente dos raios solares e não os deixa escapar, criando uma espécie de efeito estufa que eleva a temperatura de forma constante e cada vez mais rápido. Quando a situação chega ao ponto de equilíbrio podemos estar falando de temperaturas internas de mais de 60º C.

Como explica a Sociedade Espanhola de Pediatria, uma criança pequena, com idade entre 1 e 5 anos, pode morrer num prazo de 30 a 60 minutos se ficar fechada dentro de um carro no verão, sem ventilação.

23/07/2015

As razões pelas quais as crianças pequenas são muito mais vulneráveis são, principalmente:

Os motivos por que um pai ou cuidador pode deixar uma criança sozinha no carro são muito variados. Pode ser por um esquecimento, simplesmente, ou por uma mudança de rotinas ou hábitos, como o encerramento do período escolar e o início das férias, ou uma circunstancia inesperada que absorva a atenção do adulto, e que, finalmente, desencadeia a tragédia.

Pode também se tratar de uma negligência, não podemos ignorar esse ponto. E, ainda, podem ser as próprias crianças que, por descuido em uma brincadeira inocente, se tranquem no carro sem perceber, fingindo ser o motorista, ou distraídos em suas fantasias.

Ao nos depararmos com um caso de abandono de criança no interior de um carro, devemos agir com rapidez e retirar o pequeno o mais rápido possível, bem como chamar os serviços de emergência imediatamente para expor a situação e ouvir o que nos aconselharem a fazer.

Frente a uma situação dessas, se percebemos que a criança corre perigo, os passos a seguir são:

  • Tentar abrir o automóvel. Se não conseguir, se não temos a chave ou se a mesma está dentro do carro, devemos quebrar o vidro, sempre tendo em mente a segurança da criança.
  • A primeira coisa a fazer é esfriar o corpo, levando a criança para um local mais fresco, mergulhando-a em água morna (nunca fria), aplicando uma toalha molhada na cabeça e no resto do corpo, buscando remolhá-la continuamente para que não se aqueçam. Se puder abanar ou refrescar o ar com um ventilador, será melhor.
  • Se a criança estiver inconsciente, devemos oferecer líquidos, em pequenas doses, porém frequentes. É aconselhável elevar sua cabeça.

É muito importante tentar de toda forma evitar qualquer situação de risco desse tipo, maximizando a nossa atenção a nossa atenção sobre os pequenos, mantendo-os todo o tempo sob nossa supervisão e, por sua vez, minimizando toda fonte de distração desnecessária, de modo que sempre saibamos onde e como estão as nossas crianças.


Estas são as razões para não se deixar uma criança sozinha no carro

Back to top