Skip to Content

Espanha se aproxima em direção ao objetivo de 0 crianças mortas sem sistemas de retenção infantil

España se aproxima hacia el objetivo de 0 niños fallecidos sin sistemas de retención infantil

28/12/2017

As estatísticas de acidentes de trânsito são sempre preocupantes e um dos principais objetivos é lutar de todas as formas. Reduzir a taxa de acidentes, limitar lesões e mortes na estrada e alcançar a conformidade com Objetivo Zero são as principais motivações que todos nós temos.

Na Espanha, estamos testemunhando uma diminuição progressiva em todas as variáveis relacionadas aos acidentes viários, e é por isso que estamos convencidos de que é possível alcançar este Objetivo Zero, que parte da base de que praticamente todos lesões graves ou fatais são evitáveis. Existem muitas frentes para trabalhar para conseguir isso, melhorando as infraestruturas e aumentando a manutenção, promovendo a educação viária através da disseminação e conscientização, com ela, à população.

No campo da segurança viária infantil  também temos trabalho adiante, mas temos um objetivo-chave que não é apenas necessário, mas muito fácil de conseguir: eliminar a possibilidade de que uma criança de qualquer idade, entre as idades de 0 e 14 anos, sofra ferimentos graves ou morra por não ter viajado em seu sistema de retenção infantil.

Estamos a caminho de alcançar o objetivo de zero crianças falecidas sem um sistema de retenção infantil. De acordo com dados da DGT, a evolução é muito positiva e permite alcançar o objetivo estabelecido para o ano 2020, porque se olhamos os dados de 2009, de 12 crianças que morreram nessas circunstâncias, temos que no ano 2015, o número foi reduzido para 5 crianças e em 2016, foi atingido o mínimo histórico de 3 menores falecidos.

Estes dados referem-se à taxa de acidentes viários de crianças entre 0 e 14 anos sem considerar o tipo de estrada, ou seja, tanto em estradas interurbanas, como estradas convencionais ou nas estradas mais seguras, auto-estradas e rodovias. Das 18 crianças que morreram em 2016 nas estradas espanholas, apenas as três mencionadas viajaram sem cadeirinha(16%).

O que podemos fazer para eliminar esses acidentes das estatísticas? O primeiro e mais importante passo é a divulgação, tornando todas as famílias conscientes da importância de ter um sistema de retenção infantil apropriado às características físicas da criança, e que estes sistemas estejam aprovados e corretamente colocados no veículo e bem ajustado quando a criança está sentada com a postura correta.

Em ‘Segurança Viária Infantil’ você pode encontrar dicas e artigos sobre como viajar com crianças adequadamente. Recomendamos especialmente as secções 'As cadeirinhas mais seguras' e 'Viagem segura' para evitar dúvidas sobre como as crianças devem viajar.

Objetivo Zero
Back to top