Skip to Content

Erros que não devem ser cometidos por ciclistas iniciantes

Errores que no se deben cometer cuando los niños van en bicicleta

31/05/2021

A bicicleta tem muitas vantagens: não polui o meio ambiente, não gera poluição sonora, é uma forma de se exercitar, não precisa de combustível... Além disso, as crianças desfrutam deste meio de transporte. Tanto como passageiros quanto como ciclistas, é importante evitar cometer uma série de erros que detalhamos a seguir e que podem comprometer a sua segurança. 

ERROS QUE NÃO DEVEM SER COMETIDOS EM UMA BICICLETA:

-Forçar a criança a usar a bicicleta sem rodinhas quando ela ainda não está pronta para isso. É preciso ter em mente que cada criança tem seu próprio ritmo de desenvolvimento. Nesse sentido, as bicicletas de equilíbrio costumam ajudar as crianças a aprender a se equilibrar sem buscar o apoio de rodinhas e costumam ser uma boa alternativa para a bicicleta convencional. Em todo caso, deve-se sempre seguir o desenvolvimento individual e as capacidades de cada criança em particular. 

-Colocar o banco e o guidão na altura errada. Principalmente se estiverem aprendendo, as crianças devem ser capazes de colocar toda a sola do pé no chão. O banco deve ser ajustado progressivamente dependendo da altura e habilidade da criança. 

-Usar a bicicleta sem a proteção adequada é outro grande erro que deve ser evitado a todo custo, seja como passageiro ou como ciclista.Lembramos que, na Espanha, é obrigatório que os menores de 16 anos usem capacete. Aqui falamos sobre a importância deste elemento de segurança e oferecemos dicas para escolher o melhor capacete para crianças. Além disso, é recomendado que utilizem joelheiras e cotoveleiras

-Circular por locais inadequados. Quando a criança já possui a autonomia necessária ou quando vai com um adulto, é preciso ter em conta a importância de circular pelos locais indicados. E é que as crianças aprendem e repetem tudo o que os adultos fazem. Deve-se sempre circular pelas vias próprias para ciclistas. No caso de passar por uma faixa de pedestres, devemos sempre descer da bicicleta. 

Obviamente, é preciso ter em mente que, se falamos de crianças pequenas, elas podem sim andar na calçada acompanhadas por um adulto. As crianças devem usar o patinete ou a bicicleta num local seguro e longe do trânsito e de outros usuários. Desta forma, evitam-se acidentes e as crianças podem desfrutar plenamente e aprender a utilizar o veículo com segurança.

-Evite distrações. Se a criança estiver andando de bicicleta, é importante que ela não carregue outro objeto na mão e que não se distraia. Toda a atenção deve estar voltada ao seu entorno durante o passeio. 

-É importante saber que um adulto pode transportar um menor de até 7 anos de idade em sua bicicleta. Obviamente, a criança deve estar sempre em um assento adicional homologado. Transportar uma criança da maneira errada coloca os dois em perigo. Aqui oferecemos algumas dicas sobre como as crianças devem ir na bicicleta como passageiros. 

-Deve-se guiar suavemente e evitar manobras bruscas: acelerar demais, frenagem repentina...

-Usar cores apagadas, como preto ou cinza, também deve ser evitado. A bicicleta é um meio de transporte muito vulnerável e, por isso, devemos tomar todas as medidas necessárias para sermos mais visíveis. Além de usar as próprias luzes da bicicleta, é aconselhável usar cores chamativas e elementos refletivos para ficarmos mais visíveis para os outros usuários da estrada. Isso é especialmente importante quando circulamos por um local com outros tipos veículos, durante as horas menos ensolaradas ou se estivermos com crianças muito pequenas. Deve-se levar em consideração que, por exemplo, as bicicletas de equilíbrio não possuem faróis, pois não são consideradas veículos e, por isso, não circularão pelas ruas e estradas.

Nesse sentido, deve-se destacar que é recomendável que a bicicleta possua refletores em diferentes partes para captar a luz dos faróis dos automóveis. O mínimo é um refletor na parte traseira, de cor vermelha, um par de refletores na lateral e nas rodas, de cor laranja, e um refletor na parte dianteira, de cor branca.

No que diz respeito às luzes, deve haver uma luz vermelha na parte de atrás e uma luz branca na frente da bicicleta. A luz pode ser fixa ou intermitente, mas deve estar ligada. Atualmente, com os sistemas de iluminação LED, as baterias das luzes da bicicleta duram mais tempo e também são recarregáveis.

-As roupas, além de chamativas, devem ser confortáveis. Deve-se evitar usar chinelos, jeans ou outras peças que impeçam a mobilidade. É preciso levar em consideração as possíveis quedas e a proteção que uma vestimenta específica pode proporcionar.

Por fim, enfatizamos na responsabilidade individual de cada um para garantir a segurança de todos. 

Objetivo Zero
Back to top