Skip to Content

Em que afeta a nova norma na colocação da cadeira de seu filho

20/08/2015

O novo decreto do Governo contempla que os menores com altura inferior ou igual a 1,35 m devem utilizar os Sistemas de Retenção Infantil (SRI) e sentar no banco de trás dos veículos. Somente há  três exceções: que o veículo seja de dois lugares; que os bancos de trás já estejam ocupados por outros miúdos em cadeira; e que, pelas condições do automóvel, não possa ser instalado o sistema de retenção.

Esta mudança legislativa pretende melhorar a proteção dos menores durante o transporte, já que a possibilidade de sofrer lesões atrás em caso de acidente é menor que nos bancos da frente.

A recomendação da FUNDACIÓN MAPFRE sempre foi essa, e está baseada em que ao viajar no banco de trás reduz o risco de lesão das crianças 20% aproximadamente. É que estamos a falar dum problema real: em 2013, por exemplo, faleceram em Espanha quatro crianças quando viajavam no banco da frente direito.

A Fundación MAPFRE considera esta iniciativa como um avanço mais na segurança viária dos miúdos e um passo necessário para alcançar o objetivo estratégico marcado para 2020: conseguir que não morra nenhuma criança em acidente por viajar sem Sistema de Retenção Infantil.

Conheça as recomendações de segurança viária da Fundación.

Consulte aqui os novos regulamentos.

Back to top