Skip to Content

É seguro viajar com um recém nascido se vou dirigindo sozinho?

12/05/2015

No terreno do carro, a preocupação por se o bebê viaja seguro em seu sistema de retenção infantil é máxima, e as dúvidas vão da mais elementar Que cadeira utilizar?, passando por outras mais profundas: Está corretamente colocado na cadeira? e chegando a esta: é seguro levar meu bebê se vou dirigindo sozinho? 

Para responder a esta pergunta é preciso saber quanto tempo tem o bebê, se pode viajar no sentido do movimento, e se pode ir na cadeira infantil no banco da frente. Sim, para responder uma pergunta complexa há que se propor outras. Vejamos como o responder.

Quanto tempo tem o bebê?

Se é recém-nascido (falamos de poucos dias de vida) não é recomendável viajar sozinho na parte de trás. É um momento delicado, o bebê tem muitas necessidades e não há razões de importância (em geral), para ir de viagem de carro com o bebê. NO caso de uma emergência, é diferente. Inclusive se estamos sozinhos com o bebê, há soluções, mas como é lógico, tentaremos primeiro pedir ajuda.

Se o bebê viaja em um grupo 0, o melhor é que viaje em sentido inverso à circulação (é recomendável até que cumpra três anos, porque os músculos do pescoço ainda não são muito fortes), e nesse caso não poderemos ver a cara do bebê. Isto é importante porque poderemos ver, através do retrovisor interno, se o bebé está dormido, ou se está maldisposto, por exemplo se tem vomitado. Por isto se recomenda que não viajem sozinhos.

Mas, se não há outro remédio podemos instalar a cadeira nmo banco da frente. Isto também é delicado, porque primeiro, temos de assegurar que podemos desativar o airbag do copiloto. Se não podemos, é muito perigoso acomodar a cadeira no sentido inverso à circulação no banco, já que em caso de colisão e de que se ative o airbag, seria um propulsor da cadeira.

É vital que o airbag esteja anulado no momento em que instalamos a cadeira no banco da frente e é vital que o bebê viaje no sentido inverso à circulação. Nesses casos podemos interatuar com ele e saber em todo momento se está bem, se está tranquilo ou dormindo e poderemos estar mais tranquilos.

Quando o bebê cresce e já pode viajar no sentido da circulação, a recomendação é, além das básicas de assegurar a cadeira corretamente e que não viagem com o casaco colocado (pelo calor, e porque não se ajusta tão bem o arnês ao seu corpinho), colocar a cadeira  em um lugar no que podemos observar através do espelho. Isto significa colocar a cadeira no lado direito, o que ajuda a colocar e tirar o bebê do carro pelo lado da calçada, quando estacionamos.

A partir do dia primeiro de outubro de 2015, de acordo com as Mudanças no Regulamento Geral de Circulação sobre o uso de cintos e Sistemas de Retenção Infantil, somente podem ocupar o banco da frente os menores de 18 anos e de até 135 cm de altura, se todos os bancos de trás já estão ocupados por menores de 18 e com menos de 135 cm, com seu sistema de retenção.

Back to top